Plantando Águas vence prêmio internacional de sustentabilidade

Plantando Águas vence prêmio internacional de sustentabilidade

Categoria(s): Arquivo, Plantando Águas

Publicado em 12/07/2019

O Plantando Águas, projeto realizado pela ONG Iniciativa Verde e patrocinado pela Petrobras, é vencedor do National Energy Globe Award - Brazil, 2019. A premiação reconhece as melhores práticas em conservação dos recursos naturais e eficiência energética de 187 países. O projeto segue agora representando o Brasil na etapa internacional do Energy Globe Award.

Unindo saneamento rural, reflorestamento e educação ambiental, o Plantando Águas atua em comunidades rurais de nove cidades do estado de São Paulo com o objetivo de proteger os recursos hídricos. Foi concebido em 2012, com a participação na seleção pública do Programa Petrobras Socioambiental, e teve sua primeira etapa de 2013 a 2015. A segunda fase do projeto foi iniciada em 2017, com fim previsto para dezembro de 2019.

No total, 438 famílias participaram ou estão participando, envolvendo diretamente cerca de 1.740 pessoas. Na primeira fase foram instalados 145 sistemas de saneamento, e plantados 75 hectares de sistemas agroflorestais (SAFs), que combinam espécies de árvores nativas com árvores produtivas a fim de recuperar o solo e melhorar a produção agrícola. A segunda fase deve instalar, até sua conclusão, mais de 230 sistemas de saneamento e 60 hectares de SAFs.

A Energy Globe é uma organização austríaca que, desde 1999, destaca soluções sustentáveis para questões que atingem o equilíbrio de vida no planeta. A distinção de âmbito nacional leva a Iniciativa Verde a concorrer internacionalmente na categoria Água. Com representantes de mais de 180 países e cerca de 2.000 projetos avaliados anualmente, trata-se de um dos maiores prêmios ambientais do mundo.


Mais informações sobre o prêmio emwww.energyglobe.info/brazil2019

Acompanhe o Plantando Águas
www.iniciativaverde.org.br/plantandoaguas
www.facebook.com/plantandoaguas

Tag(s):

prêmio
energy globe
plantando águas