Plantando Águas é premiado em Brasília e São Paulo

Plantando Águas é premiado em Brasília e São Paulo

Categoria(s): Arquivo, Plantando Águas

Publicado em 25/10/2019

A tecnologia social Plantando Águas, realizada pela Iniciativa Verde, foi premiada no 10º Prêmio Fundação Banco do Brasil (FBB) de Tecnologias Sociais. Integrando tratamento de esgoto, restauração florestal e educação ambiental para cuida da água em imóveis rurais do interior de São Paulo, levou o segundo lugar na categoria de Meio Ambiente do prêmio.

Tecnologias sociais são entendidas pela FBB como soluções inovadoras para problemas sociais, de baixo custo, com potencial de replicação e alto envolvimento da comunidade local. Por isso, a certificação e premiação significaram uma grande emoção para Roberto Resende, presidente da Iniciativa Verde. “O reconhecimento reforça a ideia do Plantando Águas como um projeto que valoriza a participação e a autonomia dos participantes”, define.

Roberto Resende e Marina Vieira recebem o troféu do Plantando Águas

A equipe também enxerga que o prêmio pode abrir portas para a ampliação e replicação do projeto, além de ser uma ótima oportunidade de troca de conhecimento com outras iniciativas e realizadores.

O presidente da Fundação Banco do Brasil, Asclepius (Pepe) Soares, comentou sobre as características que destacam as TS. "Por meio dos muitos programas e projetos e da reaplicação de tecnologias sociais com viés ambiental, constatamos que é possível conciliar geração de renda e respeito ao meio ambiente - a exemplo da metodologia Plantando Águas, que alia soluções em saneamento básico e recuperação florestal para proteger, principalmente, nosso bem mais rico: a água”, afirmou. O prêmio, explica ele, destina investimentos para que as soluções vencedoras possam aperfeiçoar, reaplicar ou difundir suas metodologias.

A premiação acontece de dois em dois anos desde 2001, e recebeu nesta edição 801 inscrições. Dessas, 123 foram certificadas como tecnologias sociais e passaram a fazer parte da plataforma Transforma (transforma.fbb.org.br), antigo Banco de Tecnologias Sociais (BTS).

Energy Globe Awards
O projeto também foi honrado este ano com o reconhecimento do Energy Globe Awards, prêmio austríaco de escala internacional, tendo participação de 187 países. Juntamente com o projeto Envolva-se, do Sesc de Porto Alegre, representou o Brasil na edição de 2019 do prêmio. A entrega foi feita no dia 22 de outubro, durante o evento Austria Connect, do consulado geral da Áustria.

O cônsul-geral da Áustria entrega o certificado de vencedores nacionais à equipe da Iniciativa Verde.

Sobre o Plantando Águas
Unindo saneamento rural, reflorestamento e educação ambiental, o Plantando Águas atua em comunidades rurais de nove cidades do estado de São Paulo, com o objetivo de proteger os recursos hídricos. Foi concebido em 2012, com a participação no edital público do Programa Petrobras Socioambiental, e teve sua primeira etapa de 2013 a 2015. A segunda, com renovação do patrocínio, foi iniciada em 2017, com fim previsto para dezembro de 2019. Ainda este ano, o projeto também ganhou o edital Água da Mosaic Fertilizantes para ampliar sua atuação na comunidade de Cajati, no Vale do Ribeira.

No total, 438 famílias participaram ou estão participando, envolvendo diretamente cerca de 1740 pessoas. Na primeira fase foram instalados 145 sistemas de saneamento, entre fossas biodigestoras, jardins filtrantes e cisternas. Também foram plantados 75 hectares de sistemas agroflorestais (SAFs), que combinam espécies de árvores nativas com produtivas a fim de recuperar o solo e melhorar a produção agrícola. A segunda fase deve instalar, até sua conclusão, mais de 230 sistemas de saneamento e 60 hectares de SAFs.

Tag(s):

plantando águas
prêmio
fundação banco do brasil

  • 699 Hectares Reflorestados
  • 114.119 Toneladas de CO² compensados
  • 911 Empresas