Águas de norte a sul, do nordeste ao sudeste

Águas de norte a sul, do nordeste ao sudeste

Categoria(s): Arquivo, Plantando Águas

Publicado em 17/05/2019

Por Marina Vieira | Fotos: Divulgação

TARAMANDAHY

Rio Grande do Sul

 

No final de 2018, as equipes de comunicação de todos os projetos patrocinados pelo Programa Petrobras Socioambiental foram convidadas a se reunir no Centro de Pesquisas da Petrobras, para se conhecerem, aprenderem umas com as outras e desenharem ações conjuntas. Entre mesas e atividades temáticas, esta repórter se viu no grupo “Água”, e constatou com feliz surpresa a afinidade do projeto que representava com os outros presentes. Assim como o Plantando Águas, quase todos ali também trabalhavam com restauração de vegetação nativa e com agricultura familiar, mesmo que separados por muitos quilômetros e diferentes biomas. Uma pequena prova da coerência de unir essas frentes em defesa da qualidade da água no Brasil. Conheça alguns deste grupo.

Atua na gestão dos recursos hídricos da Bacia do Rio Tramandaí, litoral norte do Rio Grande do Sul, com sete eixos de ações integradas. Entre as atividades realizadas pelo projeto, estão a assessoria técnica à agricultura familiar na transição para base ecológica, as formações pela soberania alimentar e de permacultura, a produção e distribuição de mudas de espécies nativas, o mapeamento dos impactos ambientais de lagoas e rios, e a qualificação para o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, além da tradicional caiacada ecológica pelo rio.

Realizado pela Anama – Ação Nascente Maquiné. http://taramandahy.org.br

SEMEANDO ÁGUA

São Paulo e Minas Gerais

Seu objetivo é disseminar práticas sustentáveis que contribuam para o aumento da renda do pequeno produtor rural e ao mesmo tempo ampliem a conservação dos recursos hídricos. O projeto atua em cinco frentes: Manejo de Pastagem Ecológica, Restauração Florestal, Educação Ambiental, Políticas Públicas e Comunicação, em oito municípios do Sistema Cantareira, no bioma da Mata Atlântica: Bragança Paulista, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista e Piracaia, em São Paulo, além de Camanducaia, Extrema e Itapeva, em Minas Gerais.

Realizado pelo IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas. http://semeandoagua.ipe.org.br

OPARÁ ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO

Alagoas e Sergipe

Recupera áreas degradadas da Caatinga com atividades de restauração florestal, educação ambiental, monitoramento hídrico e pesquisas de solo e água na região semiárida dos estados de Sergipe e Alagoas, na bacia hidrográfica do rio São Francisco. A principal área de atuação do projeto é o perímetro irrigado Jacaré-Curituba, em uma região de clima semiárido, na Caatinga, em uma área de irrigação que abriga cerca de 800 famílias de trabalhadores rurais em regime de agricultura familiar com problemas de salinização do solo e desmatamento em áreas de mata ciliar.

Realizado pela Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco Canoa de Tolda em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). www.opara.org.br

 

Tag(s):

plantando águas