Seminário gratuito discute a nova Lei Florestal

Seminário gratuito discute a nova Lei Florestal

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 22/07/2014

A cidade de Antonina, no litoral do Paraná, receberá o Seminário Nacional: Diálogos para Implantação da Nova Lei Florestal nos dias 22, 23 e 24 de setembro. O evento, organizado pela Associação de Defesa do Meio Ambiente e do Desenvolvimento de Antonina (ADEMADAN) e patrocinado pela Petrobras, tem 200 vagas gratuitas para todos os interessados. As inscrições poderão ser feitas na hora. Para informações sobre elas, bastar entrar em contato com: eliane@ademadan.org.br.

O engenheiro agrônomo Roberto Resende, presidente da Iniciativa Verde, será um dos palestrantes. Ele falará sobre os desafios para a implementação efetiva da nova Lei Florestal (Lei Federal 12.651/12) apresentando os limites dela e as possibilidades para o agricultor utilizá-la da melhor maneira – tanto para ele quanto para o meio ambiente. Como, por exemplo, como fazer o licenciamento da área e ideias para colocar em prática formas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Resende representará o Observatório do Código Florestal, que tem como objetivo monitorar a execução da nova Lei Florestal.

Durante o evento, paralelamente ocorrerá a Feira Agrícola do Litoral (EXPONINA) que inclui produtos agroflorestais e degustação da culinária caiçara na Praça Coronel Macedo e na Sede da ADEMADAN (Praça Coronel Macedo, 316). A Feira é organizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura da Prefeitura de Antonina.

Plantando Águas
Enquanto a ADEMADAN atua no Paraná, em São Paulo a Iniciativa Verde executa o projeto Plantando Águas em parceria com cerca de 20 instituições e também patrocinado pela Petrobras. A meta do projeto é adequar propriedades rurais do estado de São Paulo de acordo com o que estabelece a Lei Florestal para recuperar e conservar os recursos hídricos. Aproximadamente, 200 famílias de assentamentos de reforma agrária, bairros rurais e comunidade remanescente do quilombo serão beneficiadas diretamente em municípios do interior de São Paulo. Saiba mais: https://www.iniciativaverde.org.br/plantandoaguas.php

Veja a programação: