Relatório do IPCC é traduzido para o português pela primeira vez

Relatório do IPCC é traduzido para o português pela primeira vez

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 05/05/2015

A Iniciativa Verde, por meio do projeto Adaptação às Mudanças Climáticas no Litoral Sul de São Paulo em parceria com o Instituto HSBC Solidariedade, traduz pela primeira vez em português o “Sumário para tomadores de decisão do 5º Relatório de Avaliação do IPCC, Grupo de Trabalho II – Impactos, Avaliação e Vulnerabilidade” (são 46 páginas) do 5º Relatório de Avaliação do Clima do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). A versão foi autorizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), responsável pelo IPCC. O documento está disponível online por meio da seção Nossas Publicações, no site da Iniciativa Verde.

O sumário foi entregue em abril para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul, no estado de São Paulo, local onde o projeto foi desenvolvido. “Ele é fundamental para a criação de políticas públicas que visem a adaptação de nossos ecossistemas e populações para os impactos das mudanças climáticas globais”, diz Lucas Pereira, diretor técnico da Iniciativa Verde.O objetivo é que o documento seja usado como base para a aplicação de ações de adaptação às mudanças climáticas e para que todos os interessados, mesmo aqueles que não participaram do projeto, tenham acesso ao documento. Além disso, o relatório traduzido é um dos produtos resultado do projeto executado pela Iniciativa Verde.

O relatório lançado em inglês em 2014, o mais recente do IPCC, apontou que o aquecimento global é uma realidade e a contribuição do ser humano é significativa para a ocorrência de fenômenos ligados às mudanças climáticas. Por isso, devemos agir imediatamente em escala global para reverter o que for possível. Leia um resumo do documento feito pelo biólogo Magno Castelo Branco, doutor em Ecologia e Recursos Naturais.

Para saber mais sobre o Projeto Mudanças Climáticas e o Futuro das Comunidades do Litoral Sul Paulista, acesse: https://www.iniciativaverde.org.br/programas-e-projetos-hsbc-solidariedade.php .