Quanto suas ações impactam o meio ambiente?

Quanto suas ações impactam o meio ambiente?

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 21/12/2015

Você sabia que suas ações emitem direta e/ou indiretamente gases de Efeito Estufa (GEE) que podem piorar o Aquecimento Global? É possível fazer bastante coisa para evitar, literalmente, catástrofes em sua decorrência - e cuidarmos das gerações futuras (é justo deixar um planeta habitável). Uma delas, ainda por cima, é divertida: calcular a sua Pegada de Carbono. Ou seja, o quanto você emitiu, anualmente, de GEE.

Para isso, a Iniciativa Verde atualizou a sua tradicional Calculadora de Carbono com dados atuais. O mais interessante é que ela, automaticamente, converte o seu impacto em número de árvores nativas de Mata Atlântica que precisam ser plantadas para compensar essas emissões. Ao fim, você pode optar por plantá-las e, assim, ajudar a restaurar a Mata Atlântica em áreas de manancial! Ou seja, além de ajudar no Aquecimento Global, essas árvores vão trabalhar para garantir o abastecimento de água da população.

A Calculadora de Carbono é um dos programas criados pela Iniciativa Verde, praticamente, desde sua fundação há dez anos. Nada mais natural comemorar essa primeira década de vida renovando um serviço de utilidade pública para toda a sociedade! Uma maneira de todos comemorarmos a vida.

O Efeito Estufa é essencial para nossa espécie - e todas as outras. Isso porque graças a ele nosso planeta se mantém quentinho possibilitando a nossa sobrevivência. Ele é um fenômeno natural onde os raios infravermelhos enviados pelo Sol ficam retidos na atmosfera da Terra graças a esses gases.

O problema é que algumas ações nossas, humanas, estão aumentando a quantidade desses gases. O que eleva o Efeito Estufa. Desse modo, segundo algumas pesquisas, já estão nos fazendo suar mais. E isso se chama: Aquecimento Global.

A recuperação de florestas é uma das melhores maneiras de se combater o Aquecimento Global, pois as árvores plantadas irão estocar carbono ao longo de seu crescimento. Além disso, as florestas trazem diversos outros benefícios e atuam como prestadores de serviços ambientais (por exemplo, ajudam a regular o clima e a recarregar os lençóis freáticos) que são fundamentais para garantir um futuro saudável para a humanidade. Plantar florestas é garantir o nosso futuro!

Como informação é poder, sabendo o quanto emite e onde emite mais, é possível repensar as atitudes para 2016. Deixando, com propriedade, ações objetivas para cuidar do meio ambiente na clássica lista de resoluções para o Ano Novo. E que venha um 2016 mais verde!