Projeto Plantando Águas patrocinado pela Petrobras irá beneficiar agricultores do interior de São Paulo

Projeto Plantando Águas patrocinado pela Petrobras irá beneficiar agricultores do interior de São Paulo

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 06/03/2018

Ao longo dos próximos dois anos, a equipe técnica da Iniciativa Verde, parceiros e comunidades irão atuar na adequação ambiental de dezenas de sítios de pequenos agricultores do estado de São Paulo. O trabalho vem do projeto Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e tem como principal objetivo a proteção dos recursos hídricos na zona rural.
Para isso, desenvolverá ações de conservação e recuperação florestal, implantação de sistemas produtivos sustentáveis e saneamento ambiental. Serão envolvidos sítios de agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária e Unidades de Conservação localizados nos municípios de Araraquara, Barra do Turvo, Cajati, Iperó, Itapetininga, Piedade, Porto Feliz e São Carlos.
Nesses locais serão implementados 60 hectares de Sistemas Agroflorestais (SAFs), sistemas produtivos que conjugam a proteção de áreas naturais com a produção agrícola.
Como forma de preservar as fontes de água, o projeto implantará 200 sistemas de saneamento ambiental, tais como jardins filtrantes, cisternas e fossas sépticas, que utilizam tecnologias sociais como as desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ao menos 20 pontos serão monitorados durante a implantação do projeto para conferir a qualidade da água.
A Educação Ambiental é outro componente fundamental do trabalho desenvolvido pelo Plantando Águas. Serão realizadas diversas atividades de formação para trabalhar com SAF e de intercâmbio com outros projetos para troca de experiências. Parte das atividades deverão ser desenvolvidas no CEA – Centro de Educação Ambiental, localizado no município de São Carlos e parceiro de longa data da Iniciativa Verde. No CEA estão previstas também duas mil visitas monitoradas, principalmente de estudantes da rede pública da região.
O presidente da Iniciativa Verde, Roberto Resende, considera que o patrocínio da Petrobras e a nova etapa do Plantando Águas é muito positiva. “Representa uma oportunidade de continuar um projeto que envolveu tantas pessoas e organizações e combinou várias atividades para a melhoria do meio ambiente, da produção sustentável e da qualidade de vida dos envolvidos no projeto”, afirma Resende.
Na primeira fase do projeto, foram plantados 75 hectares de árvores nativas em áreas degradadas de mata ciliar e de SAFs, realizados 22 pontos de monitoramento de água, e 3.690 estudantes participaram de atividades do CEA.


Reconhecimento do Plantando Águas
Os ótimos resultados obtidos pelo projeto entre os anos de 2013 e 2015 contribuíram para se alcançar algumas premiações de destaque. Em 2016 o Plantando Águas conquistou o primeiro lugar do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade na categoria Tecnologia. O prêmio foi criado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha como incentivo as ações voltadas para o desenvolvimento sustentável.
Já em 2017 o projeto obteve o terceiro lugar na categoria Água do Prêmio Latinoamérica Verde realizado no Equador, que teve, no total, 2.409 projetos de 36 países inscritos.