Trabalho preventivo é fundamental no combate a incêndios florestais

Trabalho preventivo é fundamental no combate a incêndios florestais

Categoria(s): Vale do Ribeira, Piracicaba

Publicado em 27/08/2024

Entre os dias 19 e 23 de agosto, a região de Piracicaba, onde a Iniciativa Verde desenvolve importantes projetos de restauração ecológica, foi atingida por intensos incêndios florestais, assim como diversas outras áreas do estado de São Paulo. O primeiro e maior foco de incêndio foi identificado próximo à Rodovia Samuel de Castro Neves, na altura do Km 174, a apenas 5 quilômetros de uma área de plantio. A Brigada Voluntária de Ibicatu, formada e capacitada com o apoio da Iniciativa Verde, tomou conhecimento do fogo por volta da meia-noite do dia 19 de agosto.

Área atingida pelo fogo em Piracicaba (SP)

O incêndio se alastrou ao longo da semana, intensificado pelo período de estiagem e altas temperaturas. Para agravar a situação, o acesso às áreas afetadas é difícil, pois incluí não apenas canaviais e pastagens, mas também matas em encostas de morros. A Brigada, sob a coordenação do Gestor da Estação Ecológica do Ibicatu, Antônio Álvaro Buso, atuou em parceria com o Corpo de Bombeiros no combate direto às chamas, utilizando abafadores, bombas costais e caminhões reservatório. Além disso, os brigadistas se mobilizaram para criação de aceiros — faixas sem vegetação, de no mínimo 2 metros de largura, projetadas para limitar o avanço do fogo. 

A situação se agravou nos dias 22 e 23 de agosto, quando as chamas se aproximaram da Estação Ecológica do Ibicatu e da Fazenda Jiboinha. Foi necessário o uso de aeronaves para combater e realizar o rescaldo das áreas atingidas, além do apoio terrestre de brigadistas da Estação Ecológica do Barreiro Rico, em Anhembi.

Área atingida pelo fogo em Piracicaba (SP). Note-se o isolamento garantido pelos aceiros.

Apenas nos dias 24 e 25, com a diminuição da temperatura e a chegada de chuvas, a situação começou a ser controlada. Estima-se que o fogo avançou sobre uma área de 1.200 hectares, e os impactos ainda estão sendo avaliados. A origem do incêndio permanece desconhecida. 
Houve focos de incêndio nas vizinhanças de áreas de restauração florestal da Iniciativa Verde no sul do estado de São Paulo também. Na região do Vale do Ribeira, no município de Barra do Turvo, o fogo consumiu grandes áreas de vegetação. O trabalho de brigadistas e a implementação de aceiros preventivos preservou as floretas em restauração.

Destaca-se o papel crucial da prevenção no combate a incêndios florestais. A construção de aceiros é uma das medidas mais eficazes para prevenir a propagação do fogo em áreas com vegetação, especialmente durante o período de estiagem. Aceiros podem ser feitos de forma preventiva, sem necessidade de autorização legal ou equipe treinada, enquanto o controle direto de incêndios exige formação de brigadistas, treinamento prévio, e o uso de equipamentos de proteção e ferramentas adequadas.

Aceiro divide a floresta em restauração da área consumida pelo fogo. Barra do Turvo (SP)

Este episódio reforça a necessidade urgente de se investir em trabalho preventivo, já que, quando se trata de fogo, a melhor estratégia sempre será a prevenção. A Iniciativa Verde agradece a todos os membros da Brigada Voluntária de Ibicatu, especialmente à Fundação Florestal, Usina Iracema, Instituto PROTERRA e UDV, que se dedicaram arduamente ao combate ao fogo durante este período crítico. 

Tag(s):

incêndios
fogo
prevenção
restauração
florestas