Projeto SAF Juçara Inicia Atividades em Cananéia com Distribuição de Mudas a Agricultores Familiares

Projeto SAF Juçara Inicia Atividades em Cananéia com Distribuição de Mudas a Agricultores Familiares

Categoria(s): Vale do Ribeira

Publicado em 30/01/2026

O primeiro encontro do Projeto SAF Juçara foi realizado dia 27 de janeiro, marcando o início oficial das atividades em Cananéia, no litoral paulista. O evento, sediado no Sítio Agroflorestal Bela Vista, reuniu 26 pessoas, incluindo agricultores familiares e representantes das instituições parceiras que viabilizam a iniciativa.

O projeto conta com a participação de 15 propriedades rurais do município. Durante o encontro, foram distribuídas as primeiras 2.000 mudas de espécies nativas a cinco participantes. A previsão é que, nas próximas semanas, todos os agricultores recebam suas plantas, totalizando a doação de aproximadamente 6.000 exemplares de juçara e 800 mudas de outras espécies nativas da mata atlântica, além de um apoio de custo para a implantação.

A iniciativa é uma realização conjunta da Iniciativa Verde, do Instituto de Pesquisas Ambientais, da APRUCAN (Associação dos Produtores Rurais de Cananéia), da Prefeitura Municipal de Cananéia, por meio de seu Departamento de Agricultura e da ONG japonesa VERSTA, responsável pela doação das mudas. O modelo do Sistema Agroflorestal (SAF) tem como objetivo principal conciliar a recuperação ambiental com a criação de novas fontes de renda para as famílias.

No futuro, os agricultores poderão colher e comercializar os frutos da juçara, seja in natura ou beneficiados na forma de polpas, geleias e outros produtos, promovendo uma economia sustentável que valoriza a floresta em pé.

Tag(s):

cananéia
juçara
jussara
saf
versta