II Seminário de Intercâmbio do Projeto Restaura Ribeira destaca a recuperação florestal e agroflorestal no MOJAC

II Seminário de Intercâmbio do Projeto Restaura Ribeira destaca a recuperação florestal e agroflorestal no MOJAC

Categoria(s): Vale do Ribeira

Publicado em 20/07/2023

Nos dias 25 e 26 de abril de 2023, aconteceu o II Seminário de Intercâmbio do Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica, onde foi apresentado o Projeto Restaura Ribeira. Essa iniciativa, realizada no Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga (MOJAC), localizado no Vale do Ribeira (SP) reuniu importantes parcerias, como a Fundação Florestal, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a UNESP/Registro, o SiAMA e a Cooperafloresta, além de diversas associações de bairros, quilombos, entre outros.

O MOJAC e seu entorno, com foco nos municípios de Barra do Turvo, Cajati, Cananéia e Iporanga, possuem uma significativa área de vegetação nativa, representando 80% do território. No entanto, é necessário atuar na recuperação de áreas degradadas e fortalecer a agricultura familiar nessas regiões. Conforme apontado pelo Censo Agropecuário de 2017 do IBGE, há baixo atendimento de assistência técnica e predominância da agricultura familiar.

Fomentando a cadeia de restauração regional

Técnico com participantes do Restaura Ribeira em área que será enriquecida pelo projeto. Bairro Cedro, Barra do Turvo (SP). Nov. de 2023

O Projeto Restaura Ribeira tem como objetivo ampliar a capacidade de restauração visando à manutenção de serviços ecossistêmicos e desenvolvimento sustentável. As metas do projeto incluem a recuperação da vegetação em áreas degradadas, o incremento de sistemas agroflorestais em áreas protegidas e o fortalecimento da cadeia produtiva associada à recuperação regional.
Na estratégia inicial do projeto, há um foco na restauração em Unidades de Conservação de Proteção Integral (Parque Estadual do Rio Turvo), com a contratação de empresas e o uso de insumos locais — sementes e mudas. Além disso, o projeto busca restaurar Áreas de Preservação Permanente (APPs) e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Barreiro Anhemas, por meio de cercamento e regeneração assistida.

Promoção de agroflorestas

Equipe de campo em mutirão de implantação de sistema agroflorestal. Bairro Rio das Minas, Cananeia (SP)

Outra meta importante do projeto é a consolidação e ampliação de agroflorestas, com a implementação de sistemas agroecológicos biodiversos e multiestratificados. Nesse sentido, são priorizados agricultores dos municípios envolvidos, como Barra do Turvo, Cajati, Cananéia e Iporanga, com o intuito de promover o enriquecimento dessas áreas com mudas de espécies frutíferas e adubadoras.

A cadeia da restauração também recebe atenção no Restaura Ribeira. O projeto atua em sinergia com a Fehidro Rede de Viveiros do Vale do Ribeira, que conta com 19 viveiros cadastrados. A Rede garante assistência técnicas aos viveiristas e apoio na comercialização de mudas nativas, tendo como um de seus objetivos garantir o fornecimento antecipado de mudas para projetos de restauração da Iniciativa Verde no Vale.

Além disso, destaca-se a atuação da Cooperafloresta, que promove a implantação e manejo das agroflorestas, valorizando o conhecimento tradicional e envolvendo famílias agricultoras tradicionais e quilombolas. Com associados e cooperados em 16 bairros e comunidades, essa associação incentiva práticas coletivas, a troca de experiências entre os agricultores e a realização de mutirões.

Durante o seminário, foram realizadas mesas de discussão sobre temas relacionados, como o envolvimento com as comunidades locais, o movimento agroflorestal na região, as restrições e oportunidades da legislação ambiental e a integração de ações e parcerias entre diferentes atores. A equipe do projeto contou com o apoio financeiro do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), por intermédio do KfW Entwicklungsbank, no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.

Tag(s):

restaura ribeira
agroflorestas
saf
vale do ribeira
desenvolvimento rural