Plantio comemorativo: Iniciativa verde dá início à temporada de restauros e espera que chuvas contribuam para o sucesso do trabalho

Plantio comemorativo: Iniciativa verde dá início à temporada de restauros e espera que chuvas contribuam para o sucesso do trabalho

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 13/11/2014

Foi em clima de descontração e alegria que a Iniciativa Verde realizou, neste sábado, 08/11, a sua nova etapa no trabalho de recomposição florestal.

Desta vez, o plantio comemorativo foi realizado em Taiaçupeba, distrito de Mogi das Cruzes, localizado a mais ou menos 100 quilômetros da capital paulista. Mais precisamente, o local escolhido foi uma RPPN – Reserva Particular de Patrimônio Natural, a Hinayana, pertencente ao renomado jornalista Heródoto Barbeiro, que atualmente é âncora do telejornal da Record News.

Na manhã de sábado, as atividades foram iniciadas na SAT – Sociedade Amigos de Taiaçupeba, com um café da manhã especial preparado pela Natural da Mata, especializada em receitas gastronômicas com produtos locais, como cambuci e jussara.

Após breves apresentações sobre o trabalho social e ambiental realizado pela SAT e sobre a atuação da Iniciativa Verde, os mais de 90 convidados foram até uma área da RPPN Hinayana devidamente preparada para receber as mais de 80 mudas de diferentes espécies de árvores típicas da Mata Atlântica.

Uma breve orientação sobre os desafios enfrentados para se plantar uma floresta e como tratar as mudas nesse trabalho inicial foram dadas pelos técnicos e diretores da Iniciativa Verde. Pedro Barral, Vinicius de Zorzi, Mariana Gomes e Roberto Resende explicaram como fixar as mudas nos berços e aplicar corretamente o adubo e o hidrogel, para garantir que as árvores possam crescer de maneira saudável e segura.

Entre os convidados pelos organizadores do evento estavam integrantes de empresas clientes que contrataram o Carbon Free, da Pastoral do Meio Ambiente de Mogi das Cruzes, jornalistas e autoridades locais. Todas as mudas foram plantadas e vieram a se somar as mais de 1 milhão de árvores plantadas pela organização desde 2006.

O diretor da Iniciativa Verde, Lucas Pereira, responsável pelo Carbon Free, ressaltou a importância dos clientes vivenciarem a experiência e o significado do trabalho, “O Plantio Comemorativo, além de significar o início da temporada de plantios da Iniciativa Verde, celebra um ano de sucesso e de estreitamento de relações com os nossos clientes. Quando eles veem de perto o trabalho, compreendem tudo aquilo que conversamos em reuniões e telefonemas ao longo do ano. É uma conexão muito forte e importante.”

Para o presidente da Iniciativa Verde, Roberto Resende, “Este tipo de evento é bom para comemorar o que já foi feito, reforçar parcerias já existentes e lançar novas, como a SAT e a RPPN Hinayana. Roberto ainda lembrou da severa falta de chuvas enfrentadas no último ano, “E com a atual crise hídrica que vivemos é cada vez mais importante reforçarmos as parcerias para a conservação e recuperação ambiental, cuidando do clima, da água, da biodiversidade e das pessoas”.

Sobre a Iniciativa Verde
A Iniciativa Verde é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como missão contribuir para a construção de um novo tempo baseado em uma economia de baixo carbono e na redução dos impactos ambientais causados pelas atividades humanas.

A instituição acredita na busca por novas alternativas de desenvolvimento e oferece uma gama de projetos relacionados ao combate às mudanças climáticas, recuperação ambiental, conservação da biodiversidade e recomposição florestal. www.iniciativaverde.org.br

Informações para Imprensa:
Reinaldo Canto - (11) 3647-9293 e (11) 99976-1610 – imprensa@iniciativaverde.org.br