Plantando Águas: técnicos e moradores fazem plantio em comunidade quilombola

Plantando Águas: técnicos e moradores fazem plantio em comunidade quilombola

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 26/03/2015

O projeto Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras, prevê a instalação de 24 hectares de sistemas agroflorestais para fins produtivos (saiba mais em Publicação sobre Agroecologia detalha a convivência entre produção e conservação ambiental). No Quilombo Cafundó, em Salto de Pirapora (SP), os técnicos seguem com a implementação em parceria com os moradores. Veja como foi o trabalho de campo realizado no dia 16 de março.


Dona Darli ajuda a carregar algumas mudas frutíferas para efetuar o plantio na área da filha, Elis Regina. Este pomar em desenho agroflorestal conta com diversas frutíferas nativas (como jabuticaba, goiaba, araçá, amora) e exóticas (manga, citros, ameixa, pêssego), além de árvores nativas e exóticas com diversos portes e funções.


Dona Darli planta uma muda de laranja-champagne no quintal Agroflorestal de sua filha Elis Regina.


O senhor Marcos Norberto planta uma muda de abacate geada em sua área de pomar Agroflorestal. Nesta área, já haviam sido plantadas frutíferas como citros, coco, jabuticaba, amora, nêspera, graviola. Agora, nesta continuação, foram inseridas: árvores nativas como ingá-feijão, cedro, guapuruvu, guarantã, mulungu, angico, timburil, jatobá; árvores exóticas como o neem; e, frutas de diversos tipos como abacate, manga, lichia e mexerica ponkan.

Plantando Águas
A Iniciativa Verde executa o projeto Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras, em parceria com, aproximadamente, 20 instituições. O projeto adéqua propriedades rurais do estado de São Paulo de acordo com o que estabelece a Lei Florestal para recuperar e conservar os recursos hídricos. Cerca de 160 famílias de assentamentos de reforma agrária, bairros rurais e comunidade remanescente do quilombo são beneficiadas diretamente. Saiba mais em: https://www.iniciativaverde.org.br/plantandoaguas.

Parceiros do projeto
Amigos do Ribeirão Feijão; Associação Amigos Produtores Rurais de Itapetininga; Associação dos Remanescentes de Quilombo Kabundu do Cafundó; Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar São Jorge (Coopas), Iperó; Cooperativa de Produção e Prestação de Serviços dos Assentados e Pequenos Agricultores de Porto Feliz (Coopap); Cooperativa Mista de Agricultores, Apicultores, Pecuaristas e Pescadores de Porto Feliz (Comapre); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); ETEC Escola Técnica Estadual de Piedade; Instituto de Terras de São Paulo (Itesp); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Núcleo de Agroecologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/ Sorocaba); Prefeitura de Piedade; Serviço Autônomo de Águas de São Carlos (SAAE); Prefeitura de São Carlos.

Fotos: Claudio Nadaleto