Plantando Águas: Reta Final para a inauguração do Centro de Educação Ambiental

Plantando Águas: Reta Final para a inauguração do Centro de Educação Ambiental

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 23/07/2014

As obras do novo Centro de Educação Ambiental (CEA) - baixe aqui o folheto sobre ele -, no Sítio São João em São Carlos (SP), estão finalizadas e será inaugurado oficialmente no próximo dia 06 de fevereiro. O CEA faz parte do projeto Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras e executado pela Iniciativa Verde em parceria com cerca de 20 instituições. No total, apenas por meio do Plantando Águas com duração de dois anos, aproximadamente quatro mil estudantes terão aulas no local sobre questões ambientais como recuperação florestal e saneamento básico rural. Independente da idade, turmas que queiram colocar a mão na terra são bem-vindas. Para agendar um grupo, basta entrar em contato com a Escola da Floresta que administra o local.

As obras tiveram início em janeiro, quando foram construídos dois banheiros (masculino e feminino) com acessibilidade para pessoas com deficiências e uma área coberta para lanchar. A sala de aula foi preparada com o uso de tecnologia tradicional: taipa de mão (barro sobre armação interna de bambu) e adobe (tijolo seco sob o Sol). Isso porque o objetivo é que os alunos comecem a aprender sobre meio ambiente já desde a observação do projeto arquitetônico. “O projeto foi elaborado dentro de um galpão existente, onde foi projetada uma sala para múltiplos usos visando ao máximo o uso de recursos com menores impactos ao meio ambiente e local”, explica o arquiteto responsável pela obra, Fernando Machado da Ipê-amarelo Arquitetura.

Perspectiva da sala de aula

Nos banheiros, por exemplo, há a captação e o reuso das águas de chuvas e a reutilização da água da pia para a descarga dos vasos sanitários. Detalhe: parte do sistema foi feita de maneira que fique visível aos alunos. Assim, aprende-se mesmo fora da “classe”. Também se optou pelo uso de energia solar nos principais pontos do Centro de Educação, que tem 104,50m² de área. Como a sala de aula foi inserida em um galpão já presente, as telhas de amianto (matéria-prima cancerígena) foram substituídas por outras livres do produto. No teto, exaustores que funcionam sem energia elétrica ajudarão a manter a sala fresca. Eles retiram o ar quente (que é mais leve que o frio, portanto, sobe rodando os exaustores). O forro de madeira certificada também auxiliará no conforto térmico. No piso, a praticidade fica por conta do cimento queimado.

Detalhe da construção

Enquanto o Centro esteve em fase de construção, os alunos foram atendidos em um quiosque que já havia no local. Ele foi construído pelo Flávio Marchesin, um dos proprietários do Sítio. “Recebemos estudantes de escolas públicas estaduais, prefeitura e privadas. É um prazer as pessoas conhecerem o que você fez e mostrar a importância desse trabalho”, conta Marchesin (leia o emocionante depoimento que o agricultor e agente ambiental deu para a primeira edição da Revista Plantando Águas). Durante a visita, as pessoas podem ver pessoalmente: uma das primeiras recuperações florestais feitas pela Iniciativa Verde e o benefício de ter uma floresta em pé; como é um viveiro florestal; como funciona uma fossa séptica biodigestora (que usa as bactérias das fezes de ruminantes para decompor a matéria orgânica e gerar adubo); o que é o jardim filtrante(plantas que filtram a água cinza das pias); uma composteira orgânica; e, o rio que abastece parte do município, o Ribeirão Feijão. A ideia é mostrar na prática o que se aprende na escola. “A maioria das crianças nunca colocou a mão em um rio, não sabe o que é mata ciliar e nunca viu um rio com tanta árvore em volta”, fala a bióloga Aline Gomes Zaffani, coordenadora de saneamento e monitoramento ambiental no projeto Plantando Águas.

Atualmente, o CEA tem parcerias com a Prefeitura de São Carlos que envia estudantes das escolas municipais e com o SENAI. Escolas particulares também sempre procuram a atividade e até empresas que desejam gerar uma vivência ambiental aos seus funcionários.

Plantando Águas

A Iniciativa Verde, com o patrocínio da Petrobras, executa o projeto Plantando Águas em parceria com cerca de 20 instituições. A meta do projeto é adequar propriedades rurais do estado de São Paulo de acordo com o que estabelece a Lei Florestal para recuperar e conservar os recursos hídricos. Aproximadamente, 200 famílias de assentamentos de reforma agrária, bairros rurais e comunidade remanescente do quilombo serão beneficiadas diretamente em municípios do interior de São Paulo. Saiba mais: www.iniciativaverde.org.br/plantandoaguas.php.