Plantando Águas: CEA é inaugurado com troca de experiências entre projetos

Plantando Águas: CEA é inaugurado com troca de experiências entre projetos

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 12/02/2015

Foram mais de 100 pessoas de diversas regiões do estado de São Paulo que estiveram presentes à inauguração do Centro de Educação Ambiental no Sítio São João, em São Carlos (SP) e que aproveitaram o clima de festa para conversar e trocar as boas experiências do Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras e executado pela Iniciativa Verde em parceria com cerca de 20 organizações.

Participaram do evento, representantes dos Assentamentos Porto Feliz (na cidade do mesmo nome) Carlos Lamarca e 23 de Maio (de Itapetininga); Bela Vista e Ipanema (de Iperó); agricultores familiares de Piedade; Quilombo Cafundó (de Salto de Pirapora) e dos Assentamentos Nova São Carlos e Santa Helena (da própria região de São Carlos).

Além da visita aos bem sucedidos projetos que vem sendo executados no Sítio São João, técnicos da Iniciativa Verde, agricultores e seus familiares, participaram de uma oficina de educação ambiental para a discussão e exposição de suas experiências.

Próximos à área do Centro de Educação Ambiental estão localizados alguns dos primeiros projetos de restauração florestal realizados pela Iniciativa Verde (conheça mais acessando: www.iniciativaverde.org.br/onde-plantamos-locais e www.iniciativaverde.org.br/comunicacao-depoimentos-detalhes/flavio-marchesin-eu-vivo-de-plantar-arvores).

Entre as muitas contribuições foram comuns aos vários grupos formados para os debates a importância do reflorestamento para a preservação das fontes de água, além do saneamento com uso de tecnologias sociais no campo e dos ensinamentos sobre os grandes benefícios da conservação ambiental. Foi unânime à aprovação para iniciativas como essa da criação do CEA e do apoio à educação ambiental principalmente aquela destinada às crianças.

No total, apenas por meio do Plantando Águas com duração de dois anos, aproximadamente quatro mil estudantes terão aulas no local sobre questões ambientais, como recuperação florestal e saneamento básico rural.

Ao final da inauguração do CEA, os representantes do Assentamento Carlos Lamarca fizeram uma apresentação musical da tradicional Folia de Reis, uma importante manifestação cultural que tem perdido espaço com a crescente urbanização e mudanças de hábitos das novas gerações.

Plantando Águas

A meta do projeto é adequar propriedades rurais do estado de São Paulo de acordo com o que estabelece a Lei Florestal para recuperar e conservar os recursos hídricos. Aproximadamente, 200 famílias de assentamentos de reforma agrária, bairros rurais e comunidade remanescente do quilombo serão beneficiadas diretamente em municípios do interior de São Paulo. Saiba mais: www.iniciativaverde.org.br/plantandoaguas.

Localização:

Sítio São João, em São Carlos (SP)
Rodovia Domingos Innocentini (Estrada do Broa , km 7,8, acesso à esquerda sentido Itirapina, seguindo mais cinco quilômetros por estrada de terra).