Plantando Águas: agricultores participam de oficina de adubo orgânico

Plantando Águas: agricultores participam de oficina de adubo orgânico

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 07/04/2015

Os técnicos do Plantando Águas junto com Jonas Pereira da Silva Consultor de Agroecologia, projeto patrocinado pela Petrobras, realizaram oficina no Assentamento Santa Helena, em São Carlos (SP), para mostrar aos agricultores e familiares como preparar o bokashi. Parceiros do Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural da Universidade Federal de São Carlos (NUPER) e Universidade de São Parlos e outros realizaram uma conversa no Eco Tibá para fortalecer a produção e comercialição de produtos agroecologicos de produtores familiares da região de São Carlos.

O projeto prevê a instalação de 24 hectares de sistemas agroflorestais para fins produtivos (saiba mais em Publicação sobre Agroecologia detalha a convivência entre produção e conservação ambiental). O bokashi é um adubo que pode ser produzido pelo próprio agricultor, uma técnica orgânica de fertilizar a terra. Ele consiste em um composto feito com a fermentação de farelos de cereais e outros resíduos vegetais e animais, enriquecidos com minerais e microrganismos benéficos. Veja como foi o evento.


Plantando Águas
A Iniciativa Verde executa o projeto Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras, em parceria com, aproximadamente, 20 instituições. O projeto adéqua propriedades rurais do estado de São Paulo de acordo com o que estabelece a Lei Florestal para recuperar e conservar os recursos hídricos. Cerca de 160 famílias de assentamentos de reforma agrária, bairros rurais e comunidade remanescente do quilombo são beneficiadas diretamente. Saiba mais em: https://www.iniciativaverde.org.br/plantandoaguas.

Parceiros do projeto
Amigos do Ribeirão Feijão; Associação Amigos Produtores Rurais de Itapetininga; Associação dos Remanescentes de Quilombo Kabundu do Cafundó; Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar São Jorge (Coopas), Iperó; Cooperativa de Produção e Prestação de Serviços dos Assentados e Pequenos Agricultores de Porto Feliz (Coopap); Cooperativa Mista de Agricultores, Apicultores, Pecuaristas e Pescadores de Porto Feliz (Comapre); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); ETEC Escola Técnica Estadual de Piedade; Instituto de Terras de São Paulo (Itesp); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Núcleo de Agroecologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/ Sorocaba); Prefeitura de Piedade; Serviço Autônomo de Águas de São Carlos (SAAE); Prefeitura de São Carlos.

Fotos: Roberta Cristina