Plantamos mais de 2 milhões de árvores

Plantamos mais de 2 milhões de árvores

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 20/06/2018

Chegamos em mais um grande marco: mais de 2 milhões de árvores plantadas, nos 12 anos de existência da Iniciativa Verde. Foram 1.246 hectares de projetos - área equivalente a 1.385 campos do Maracanã -, divididos entre recuperação florestal, com espécies nativas, e sistemas agroflorestais, que integram floresta e agricultura. No total, 42 municípios de todas as regiões do Brasil receberam projetos de restauro.

Muitos dos projetos foram feitos com financiamento voluntário, através do programa Carbon Free, primeiro no Brasil a oferecer compensação de carbono com plantio de árvores nativas. Desde sua criação, em 2005, centenas de empresas, pessoas físicas, proprietários e agricultores foram envolvidos, assim como diversos órgãos públicos e prestadores de serviço. Entre os maiores apoiadores se encontram a Leroy Merlin, Banco do Brasil, São Paulo Fashion Week, Embaixada Britânica e Caixa Seguradora.

Outros restauros foram financiados por meio de editais de seleção pública para apoio a projetos, como Iniciativa BNDES Mata Atlântica e Petrobras Socioambiental. Por fim, outra linha importante de custeio da restauração são os projetos de compensação obrigatória, como o Programa Nascentes do estado de São Pulo, pelo qual empresas devedoras de obrigações ambientais financiam projetos de recuperação de áreas ciliares e de Unidades de Conservação.

Estima-se que essas 2.077.082 árvores irão fixar 398.320 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera. Seria como compensar as emissões de 74 mil voltas ao redor da Terra, feitas num carro movido a gasolina.

O estoque de carbono não é o único benefício das árvores, uma vez que os restauros são feitos em regiões estratégicas da Mata Atlântica, Amazônia e Cerrado. “Nossos projetos de restauro fortalecem serviços ambientais como água, biodiversidade e paisagem. Além disso, geram emprego e renda por meio de diversas parcerias com empresas, organizações locais e agricultores”, conta Roberto Resende, agrônomo, presidente da Iniciativa Verde.

Uma das regiões, por exemplo, é a da Serra da Mantiqueira, de onde vem a água que abastece metade da população metropolitana de São Paulo - isto é, 8,8 milhões de pessoas. “A relação da floresta com a água é especialmente de proteção. As árvores evitam a erosão do solo e consequente assoreamento dos rios e nascentes, assim como a contaminação por poluentes. E as raízes facilitam a infiltração da água da chuva, contribuindo para o abastecimento contínuo dos lençóis freáticos. Isso faz com que haja água mesmo nos períodos de seca”, explica Lucas Pereira, geógrafo, diretor técnico da organização.

Os sistemas agroflorestais oferecem ainda uma opção de agricultura sustentável e que promove melhor uso do solo ao diversificar a produção. 

Que venham os próximos milhões!