Piedade recebe pomares Agroflorestais

Piedade recebe pomares Agroflorestais

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 26/03/2015

 O projeto Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras, prevê a instalação de 24 hectares de sistemas agroflorestais para fins produtivos. Agricultores do município de Piedade, interior do estado de São Paulo, integram o projeto implementando em suas propriedades Agroflorestas (sistema de produção aliado à preservação da floresta). Acompanhe, abaixo, como foi o plantio na semana do dia 16 de março.


Área dos irmãos Claudio Benedito da Silva e José Roberto da Silva no Bairro do Douradinho, Piedade (SP) em dia de plantio: Zé Roberto faz a colocação de mais uma muda na área do pomar Agroflorestal.


Foram plantadas espécies frutíferas, especialmente, mexerica ponkan, banana, maracujá, abacate e pitaia, além de árvores nativas como araucária, cedro, canafístula, tefrósia, pau-viola, angico e ipês.

Plantando Águas
A Iniciativa Verde executa o projeto Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras, em parceria com, aproximadamente, 20 instituições. O projeto adapta propriedades rurais do estado de São Paulo de acordo com o que estabelece a Lei Florestal para recuperar e conservar os recursos hídricos. Cerca de 160 famílias de assentamentos de reforma agrária, bairros rurais e comunidade remanescente do quilombo são beneficiadas diretamente. Saiba mais em: https://www.iniciativaverde.org.br/plantandoaguas.

Parceiros do projeto
Amigos do Ribeirão Feijão; Associação Amigos Produtores Rurais de Itapetininga; Associação dos Remanescentes de Quilombo Kabundu do Cafundó; Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar São Jorge (Coopas), Iperó; Cooperativa de Produção e Prestação de Serviços dos Assentados e Pequenos Agricultores de Porto Feliz (Coopap); Cooperativa Mista de Agricultores, Apicultores, Pecuaristas e Pescadores de Porto Feliz (Comapre); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); ETEC Escola Técnica Estadual de Piedade; Instituto de Terras de São Paulo (Itesp); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Núcleo de Agroecologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/ Sorocaba); Prefeitura de Piedade; Serviço Autônomo de Águas de São Carlos (SAAE); Prefeitura de São Carlos.

Leia também: Publicação sobre Agroecologia detalha a convivência entre produção e conservação ambiental.

Fotos: Claudio Nadaleto