Palestra da Iniciativa Verde em Marília irá reforçar importância do plantio de árvores para a preservação dos mananciais

Palestra da Iniciativa Verde em Marília irá reforçar importância do plantio de árvores para a preservação dos mananciais

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 01/08/2014

No próximo dia 8 de agosto, na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), em Marília (SP), os diretores Lucas Carvalho Pereira e Pedro Barral de Sá vão apresentar o trabalho realizado pela Iniciativa Verde de recomposição florestal e sua importância para os setores produtivos da região.

Os atuais transtornos vinculados ao esgotamento dos mananciais têm causado inúmeros problemas para indústrias e para o agronegócio tornando urgente trabalhar soluções que contribuam para minimizar a escassez de água.

A Iniciativa Verde acredita que a recomposição de áreas com vegetação nativa adjacente aos mananciais tem a capacidade de preservar as vitais fontes de água que abastecem as cidades e representam um insumo fundamental para a economia.

O combate ao aquecimento global é outro aspecto importante no trabalho realizado pela Iniciativa Verde. Por essa razão, as empresas podem compensar voluntariamente as emissões dos gases de Efeito Estufa geradas por suas atividades e, recebendo por isso, o selo Carbon Free que atesta essa compensação com o plantio de vegetação nativa da Mata Atlântica.

A organização já atua na região de Marília em parceria com a Associação dos Produtores Rurais da Microbacia do Córrego do Barreiro de Garça onde estão sendo recuperados com plantio mais de 100 hectares dentro do projeto Iniciativa BNDES Mata Atlântica, patrocinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

O objetivo do encontro que tem duração prevista de duas horas é o de apresentar o conceito de compensação de emissões de carbono, estudos de caso, metodologia, os benefícios sociais e ambientais, além de explicar detalhadamente como a Floresta controla a vazão dos rios, contribuindo para uma água mais abundante e de maior qualidade.

Quem são:
Lucas Carvalho Pereira

Geógrafo pela PUC-SP, diretor técnico da Iniciativa Verde desde 2012, parte da equipe da organização desde 2007. Atua há oito anos em projetos de compensação de emissões de carbono, tendo já realizado centenas de parcerias com variadas empresas.


Pedro Barral de Sá
Biólogo formado pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Diretor Florestal da Iniciativa Verde, atua desde 2008 em projetos de recomposição florestal, pagamentos por serviços ambientais e conservação de florestas e da biodiversidade.

Serviço:
Dia: 08/08/2014
Local: CIESP Alta Paulista
Endereço: Rua Araraquara, 315 – Centro de Marília (SP)
Horário: 15 até 17h