Observatório do Clima cresce e fica mais forte

Observatório do Clima cresce e fica mais forte

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 21/03/2016

O Observatório do Clima (OC) é o mais representativo fórum de discussões e acompanhamentos sobre as mudanças climáticas do país. Dele fazem parte organizações com atividades diversas e complementares no enfrentamento das questões do clima e do aquecimento global.
Sua contribuição ao debate climático tem sido fundamental como, por exemplo, o protagonismo da rede junto ao governo brasileiro durante a realização da COP 21 realizada em Paris no final do ano passado.

Entre seus princípios estão o de construir uma sociedade sustentável em todas as suas dimensões e recuperar os habitats nativos, compromissos que fazem parte também do trabalho que vem sendo realizado há mais de dez anos pela Iniciativa Verde.
Para Roberto Resende, presidente da Iniciativa Verde, “é importante reforçar nossa atuação em rede, com outras organizações da sociedade civil. Questões tão importantes devem ser enfrentadas de forma conjunta".

“A adesão da Iniciativa Verde ao Observatório do Clima é uma excelente notícia para esta rede. Trata-se de uma organização que conta com grande respeito e com reconhecida contribuição para o país em temas como florestas, sua conservação, seus serviços ambientais e sua contribuição para a mitigação das mudanças climáticas, todos críticos para o enfrentamento do desafio das mudanças climáticas”, diz Carlos Rittl, secretário-executivo do Observatório do Clima.

Sobre o OC
O Observatório do Clima é uma rede que reúne entidades da sociedade civil com o objetivo de discutir a questão das mudanças climáticas no contexto brasileiro. O OC promove encontros com especialistas na área, além de articular os atores sociais para que o governo brasileiro assuma compromissos e crie políticas públicas efetivas em favor da mitigação e da adaptação do Brasil em relação à mudança do clima.

Sobre a Iniciativa Verde
A Iniciativa Verde é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como missão contribuir para a construção de um novo tempo baseado em uma economia de baixo carbono e na redução dos impactos ambientais causados pelas atividades humanas.

A instituição acredita na busca por novas alternativas de desenvolvimento e oferece uma gama de projetos relacionados ao combate às mudanças climáticas, recuperação ambiental, conservação da biodiversidade e recomposição florestal.