O que você faz pelo Sistema Cantareira?

O que você faz pelo Sistema Cantareira?

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 22/03/2016

Lucas Pereira, diretor técnico da Iniciativa Verde

O Sistema Cantareira é o maior administrado pela Sabesp, abastecia mais de oito milhões de pessoas antes da crise hídrica que o assolou entre 2014 e 2015. Hoje, o Sistema apresenta uma condição ambiental pouco confortável. De acordo com estudo recente da empresa de geoprocessamento Arcplan em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, 76,5% dos 5.082 km de rios que formam o Sistema Cantareira estão sem cobertura vegetal. Sem essa mata ciliar é impossível proteger os rios. A degradação é histórica e sua recuperação, responsabilidade de todos!

Recuperar as matas ciliares do Sistema Cantareira é fundamental para garantir o abastecimento de água durante períodos de estiagem, que ainda veremos novamente, com certeza. Imaginar que o problema passou, em função de estarmos num momento um pouco mais tranquilo, é uma irresponsabilidade muito grande. Temos que pensar no longo prazo e garantir que no futuro teremos condições de passar por uma fase como essa com mais tranquilidade. É imperativo que todos nós – beneficiários dos serviços ambientais prestados pela floresta – nos sintamos parte do problema e da solução.

A Iniciativa Verde já plantou 75 hectares de floresta no Sistema Cantareira, sendo que 50 com o financiamento do BNDES e o demais com o financiamento de empresas privadas. Muitas empresas entenderam que a responsabilidade pela recuperação florestal deve ser compartilhada. Um ótimo exemplo disso é a Leroy Merlin, que já plantou mais de 100 mil árvores com a Iniciativa Verde, sendo que 21 mil no Sistema Cantareira. De acordo com Pedro Sarro, Diretor de Projeto e Obras da Leroy Merlin, “o mundo é a nossa casa e nada mais natural que a Leroy Merlin ajudar a cuidar dele, assim resolvemos contribuir para a compensação dos GEE através da certificação Carbon Free. Já plantamos mais de 100 mil árvores em parceria com a Iniciativa Verde”. Essa é uma responsabilidade que todos devemos assumir se quisermos melhorar as condições ambientais do Sistema Cantareira. Os 75 hectares plantados na região já estão se transformando em florestas e, em breve, trarão diversos benefícios para os locais onde são implementados e também para as regiões afetadas pelos rios que receberam os plantios em suas margens.

Legendas das fotos, de cima para baixo: Árvore em Extrema (MG) com, aproximadamente, seis meses. Na imagem, técnico da Prefeitura de Extrema, parceira do projeto, acompanha o monitoramento do plantio com a equipe da Iniciativa Verde. Mudas plantadas em Joanópolis (SP). Este plantio foi executado com uma empresa da área (Da Serra Reflorestamento) que atua com a Iniciativa Verde nos projetos da região.