O que é desenvolvimento sustentável?

O que é desenvolvimento sustentável?

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 26/02/2014

Esses dias perguntaram para mim o que é desenvolvimento sustentável. É interessante trabalhar nesta área há tantos anos e não conseguir definir de forma sucinta o que significa este termo.

Poderia utilizar a definição do Relatório Brundtland, de 1987, que criou a expressão. O conceito de desenvolvimento sustentável é apresentado como sendo “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.

A definição é ótima, mas não convence muita gente. Quais são nossas reais necessidades presentes? As necessidades das gerações futuras serão as mesmas que as nossas? Como saber se estamos comprometendo a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades? Prefiro deixar esta discussão para filósofos, sociólogos e antropólogos, pois não consigo chegar nem perto de uma resposta.

Mas conheço um exemplo que vem da natureza que pode explicar melhor o que de fato é ser sustentável. O tamanduá-bandeira, muito comum no cerrado brasileiro, alimenta-se de formigas e cupins. Tem um focinho comprido, língua roliça e saliva pegajosa para grudar com eficiência seu alimento. Porém, quando o tamanduá abre um cupinzeiro, ele não o destrói totalmente. Alimenta-se de uma quantidade necessária e parte em busca de outro, proporcionando a recuperação do cupinzeiro aberto anteriormente.



Pois é, o ser humano tem uma grande dificuldade para definir o que é desenvolvimento sustentável e uma dificuldade maior ainda de colocar esse tema em prática. Por outro lado, os animais “irracionais” nunca escreveram um relatório, nunca participaram de uma conferência internacional, mas sabem exatamente como satisfazer suas necessidades presentes sem comprometer as das gerações futuras.

Ricardo Dinato