Música FENAE cuida do meio ambiente plantando 241 árvores com a Iniciativa Verde

Música FENAE cuida do meio ambiente plantando 241 árvores com a Iniciativa Verde

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 09/11/2015

Plantar árvores nativas é música para o ouvido – e para o futuro da humanidade. Nessas florestas viverão pássaros, correrão rios e riachos com seus barulhinhos calmantes, cantarão grilos e outros insetos, folhas das plantas vibrarão com a brisa. É essa ação concreta a favor do meio ambiente que a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (FENAE) e a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF) promovem ao compensar as emissões de carbono do evento Música FENAE com a Iniciativa Verde.

A compensação das 38,15 toneladas de carbono emitidas no evento será feita por meio do plantio de 241 mudas de Mata Atlântica em áreas próximas a rios e nascentes no Sistema Cantareira. Ação que, além de ajudar a recuperar o devastado pelo homem, contribuirá para a melhoria da qualidade e da quantidade da água que abastece a Região Metropolitana de São Paulo.

As toneladas de carbono emitidas e compensadas são referentes ao transporte das pessoas envolvidas com o evento, à energia elétrica para manter as atividades, entre outros. Afinal, toda a ação humana gera carbono. Porém, é possível equilibrá-la com práticas realmente sustentáveis e nobres – neste caso, regenerando uma floresta.

Para isto, a Iniciativa Verde calculou essas emissões e “transformou-as” em árvores com o patrocínio dos organizadores do evento, o Festival de Música entre os empregados da Caixa Econômica Federal associados às FENAE e APCEF. Uma árvore da Mata Atlântica absorve em média 190 kg de carbono durante o seu crescimento. “É fundamental que as empresas passem a adotar essa atitude para que possamos nos beneficiar disso no futuro”, ressalta Vera Damascena Mourão, analista de eventos da FENAE. Uma atitude ambientalmente responsável.

“A FENAE e APCEF acreditam que é justo aproveitarmos a oportunidade para disseminarmos a nossa bandeira da cooperação e da união de todos na defesa de um mundo mais sustentável. Uma empresa informada e consciente exige posicionamento e comprometimento com esta causa, reforçando seu compromisso com a proteção ambiental e a promoção do bem-estar da sociedade”, completa Mourão.

Essa é a segunda vez que a FENAE compensa emissões de carbono com a Iniciativa Verde. Em 2014, o patrocínio da compensação das emissões referentes às eleições foi destinado ao plantio de 23 mudas nativas plantadas no Criadouro Onça Pintada, em Campina Grande do Sul (SP), uma organização sem fins lucrativos que cuida e busca devolver para seu habitat natural animais provenientes do tráfico, posse ilegal ou resgate. Acompanhe este plantio.

Música FENAE
O Música FENAE é um evento de integração entre os músicos e compositores que se destacam entre os empregados da Caixa e na sociedade. O seu objetivo também é o de propiciar o crescimento e a divulgação de valores artísticos, assim como a descoberta de novos talentos.
Conhecido originalmente como Festival da Canção dos Empregados da Caixa (Fenec), a primeira edição do evento aconteceu em 1986 na cidade de Vitória (ES). Em seguida, o evento foi realizado outras capitais brasileiras como São Luís (MA) e Goiânia (GO).

Em 2015, será a vez de Recife (PE) sediar o Música FENAE entre os dias 2 e 4 de dezembro. A realização do Música FENAE ocorre a cada dois anos como espaço permanente de manifestação e incentivo à arte e à criatividade. Para participar, os interessados devem estar filiados à APCEFs e participar das etapas seletivas do processo no seu Estado. Mais informações no site: musicafenae.fenae.org.br .

Iniciativa Verde
A Iniciativa Verde é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como missão contribuir para a construção de um novo tempo baseado em uma economia de baixo carbono e na redução dos impactos ambientais causados pelas atividades humanas. A instituição acredita na busca por novas alternativas de desenvolvimento e oferece uma gama de projetos relacionados ao combate às mudanças climáticas, recuperação ambiental, conservação da biodiversidade e recomposição florestal.