Mostra Ecofalante plantará 168 árvores nativas com a Iniciativa Verde

Mostra Ecofalante plantará 168 árvores nativas com a Iniciativa Verde

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 24/02/2016

Um dos principais eventos socioambientais paulistas compensa as suas emissões de carbono

Os melhores exemplos são aqueles dados por nós mesmos. A 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que tem como objetivo enriquecer as discussões relacionadas ao meio ambiente e qualidade de vida, compensou as suas emissões de carbono. Serão plantadas 168 árvores nativas de Mata Atlântica no Sistema Cantareira, pela Iniciativa Verde, para que o evento possa acontecer evitando ao máximo impactar a natureza.

Além das árvores ajudarem a mitigar o aquecimento global, captando 26,50 toneladas de carbono (o equivalente a cerca de dez viagens de avião ida e volta São Paulo – Miami), elas contribuirão para manutenção da qualidade das águas de um dos maiores mananciais do Brasil filtrando diversos sedimentos e poluentes. Também ajudarão a manter o local com mais água. Isso porque as árvores da Mata Atlântica podem reter até 80% da chuva, liberando água aos poucos para as represas.

Essa recuperação florestal protegerá a biodiversidade e, por fim, tão importante quanto, levará mais renda para o campo, fazendo girar uma economia a favor do meio ambiente.Segundo Lucas Pereira, diretor técnico da Iniciativa Verde, a restauração florestal no Sistema Cantareira é uma responsabilidade compartilhada. “Os serviços ambientais prestados pelas florestas fornecem benefício para toda a sociedade, portanto todos devemos estar atentos ao futuro de nossos biomas. Sem floresta, não há água! Essa parceria com a Mostra Ecofalante é muito importante, pois terá a capacidade de espalhar a ideia para todo o público da mostra”, diz Pereira.

Devemos nos informar sobre as questões que acercam o meio ambiente e, consequentemente, influenciam diretamente em nossas vidas. Compensar as emissões é mais um passo efetivo para recuperar a natureza e as nossas raízes. Este é um exemplo de que informações confiáveis e boas ações andam lado a lado.

“A Mostra Ecofalante começa neste ano a neutralizar suas emissões de carbono, ao mesmo tempo em que contribui para o reflorestamento da região do Sistema Cantareira. Nós promovemos a reflexão e o debate sobre temas socioambientais a partir do cinema e é muito bom poder atuar nesta outra frente, de forma também concreta. A intenção é que todos os anos a partir de agora a Mostra seja neutra em carbono”, afirma Chico Guariba, diretor da Ecofalante.

Sobre a Mostra Ecofalante

Em seu quinto ano consecutivo, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental se consolida como espaço para exibição de produções audiovisuais de grande qualidade e com vocação para promover o debate sobre questões presentes em nosso dia a dia. Realizadores, cientistas, ativistas, gestores públicos, formadores de opinião, enfim, discorrem sobre estas questões a partir de filmes de diferentes nacionalidades, a maioria deles inédita no Brasil.

O objetivo principal da Mostra, criada em 2012, é trazer o público filmes que somem qualidade cinematográfica e análise de questões ambientais, bem como facilitar o acesso às discussões propostas pelas produções audiovisuais que são, independentemente da nacionalidade dos filmes, presentes em todo o mudo em diferentes escalas e tons locais.

A Mostra é constituída por seis programas: Mostra Contemporânea Internacional (que traz os mais recentes filmes de diversos países sobre questões socioambientais); Panorama Histórico (que exibe filmes já considerados ‘clássicos’ nessas questões); Competição Latino-Americana (reúne e premia os melhores filmes produzidos por países da América Latina); Homenagem (programa que é um tributo a realizadores e profissionais destacados na área socioambiental), Mostra Escola e Circuito Universitário (filmes e debates são promovidos junto a universitários e estudantes de ensino médio e fundamental para estimular a reflexão). Além deles são promovidas sessões especiais e, na edição de 2016, acontecerá pela primeira vez o concurso Curta Ecofalante, voltado a universitários e estudantes de escolas técnicas e ensino fundamental, como forma de estimular a produção.

Em 2015 a Mostra atingiu quase 38 mil pessoas, levando exibições de filmes e debates a 14 cidades no Estado de São Paulo. Conhecer as questões socioambientais que afligem diferentes partes do planeta pode contribuir para ampliar a reflexão e para o desenvolvimento do senso crítico. Mais do que isso, nos conforta saber que não estamos sós em meio a essa crise planetária, e que existem caminhos possíveis.

Sobre a Iniciativa Verde

A Iniciativa Verde é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como missão contribuir para a construção de um novo tempo baseado em uma economia de baixo carbono e na redução dos impactos ambientais causados pelas atividades humanas.

A instituição acredita na busca por novas alternativas de desenvolvimento e oferece uma gama de projetos relacionados ao combate às mudanças climáticas, recuperação ambiental, conservação da biodiversidade e recomposição florestal.


Plantio de árvores nativas feito neste verão em Extrema (MG), região do Sistema Cantareira, pela Iniciativa Verde

  • 699 Hectares Reflorestados
  • 114.119 Toneladas de CO² compensados
  • 911 Empresas