Mais de 804 mil razões para apoiar o trabalho da Iniciativa Verde

Mais de 804 mil razões para apoiar o trabalho da Iniciativa Verde

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 05/02/2014

Organização supera o plantio de 800 mil árvores com grandes ganhos sociais e ambientais.

Após completar oito anos de atividades, a Iniciativa Verde recentemente superou a marca de 804 mil árvores nativas plantadas em áreas degradadas de mananciais e fontes de água. Esses plantios correspondem a 685 campos de futebol ou 480 hectares.

Além de projetos específicos desenvolvidos em parceria com o BNDES, Funbio, Itaú, HSBC e Petrobras, essa grande conquista foi possível graças ao apoio de mais de 600 empresas em mais de 1.200 projetos que decidiram compensar voluntariamente as emissões de gases de efeito estufa (GEE), por meio do programa Carbon Free, de suas operações, eventos, construção de lojas e processos produtivos. Esses projetos foram responsáveis pela compensação de aproximadamente 80 mil toneladas de dióxido de carbono.

O programa Carbon Free dá direito ao selo de mesmo nome atestando que aquela atividade foi compensada por meio da recomposição florestal. Esta, durante o crescimento das árvores, irá absorver o carbono equivalente emitido por essa atividade.

Pessoas físicas também contribuíram com seus recursos em benefício de projetos de recuperação da floresta nativa. Por meio do Amigo da Floresta, você também pode destinar algumas árvores para os projetos de recomposição florestal da Iniciativa Verde.

Benefícios para a sociedade

Os ganhos vão muito além do plantio de árvores. Como a Iniciativa Verde atua em parceria com agricultores e comunidades rurais, o trabalho da organização já propiciou renda e emprego para diversas famílias em propriedades rurais dos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, entre outros. Todo esse movimento chega às cidades, algumas bem pequenas, contribuindo para incrementar o comércio local. Além disso, os técnicos da Iniciativa Verde buscam o apoio e o bom relacionamento com o poder público e representantes locais da sociedade civil para gerar ações de conscientização e educação ambiental nas áreas próximas aos restauros.

A Iniciativa Verde está consciente da difícil tarefa que é recuperar, ao menos uma parte, de um dos biomas mais degradados e ameaçados do planeta. Mas a cada avanço, a cada novo projeto fechado e executado com os efeitos práticos conquistados, os membros da organização têm a certeza da relevância em lutar em prol da riqueza e exuberância de nossa Mata Atlântica.