Instituto Aon contribui com 390 árvores por meio do Amigo da Floresta

Instituto Aon contribui com 390 árvores por meio do Amigo da Floresta

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 05/02/2014

O Instituto Aon, uma associação sem fins lucrativos da consultoria e corretora de seguros Aon, apoiará projetos de 11 diferentes Instituições inscritas pelos colaboradores da Aon por meio da ação “Este projeto é nosso”. No que se refere às iniciativas ambientais, o Instituto Aon apoiou o projeto Amigo da Floresta, da Iniciativa Verde, com o plantio de 390 árvores na região da Mata Atlântica. “Esperamos repetir e ampliar em 2014 os resultados que tivemos este ano. Foi sem dúvida, um ano extraordinário”, diz Renata Mendonça, gerente geral do Instituto Aon. Leia a entrevista na íntegra feita pela Iniciativa Verde com a Renata Mendonça.

Há quanto tempo a empresa se preocupa com o meio ambiente?

Desde o primeiro semestre de 2010, com a criação do “comitê de Sustentabilidade”.

Quais são as práticas ambientais da Aon Brasil?

Monitoramento do consumo de água por meio de instalação de aeradores e caixas de água adicionais nos vasos sanitários; redução do consumo de energia por meio de interruptor inteligente, consumo de energia elétrica e interrupção das luzes em horários de baixa frequência no escritório; utilização de copos e canecas “não descartáveis”; instalação de coletores seletivos; reestruturação das impressoras para redução do consumo e desperdício de papel. Além das ações contínuas listadas, em 2013, a Aon viabilizou parceria com a ONG Iniciativa Verde para plantio de árvores nas áreas de Mata Atlântica.

Por que vocês tiveram a iniciativa de incentivar o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica?

Para a Aon, a preocupação ambiental é latente e em seu planejamento sempre esteve presente o incentivo e fomento das praticas de preservação ambiental. Com base em nossa expertise, pudemos verificar a qualidade deste projeto, os resultados de médio e longo prazo.

Como chegaram ao número de 359?

A ideia era envolver os colaboradores nesta ação ambiental da Aon. Sendo assim, foi criada uma comunicação interna, onde cada colaborador, se desejasse, poderia informar que gostaria de plantar uma Árvore. Com isso, atingimos cerca de 600 funcionários, onde 359 optaram por plantar uma Árvore.

Como os funcionários participam das ações ambientais?

Por meio da comunicação interna e, posteriormente, por livre e espontânea vontade. As ações, em geral, estão divididas em: “incentivo às boas práticas”, onde o colaborador é convidado a exercer dentro e fora da empresa estas ações; “ações colaborativas”, onde são convidados a se juntarem outros para efetivamente exercer uma ação, de maneira voluntária; “ações patrocinadas”, onde os colaboradores são comunicados dos interesses corporativos, e são convidados a opinarem sobre esta ação da empresa.

Eles ficam animados com as ações ambientais? Qual o retorno deles?

Temos um índice de participação superior a 50% dos colaboradores. Os retornos são muito diversificados e sempre nos servem de base para as próximas ações.

Vocês acreditam que cuidar do meio ambiente pode, inclusive, melhorar o ambiente corporativo?

Sim, acreditamos. A prova disso são nossas constantes ações e nossa crença demonstrada nos valores de nossa empresa – Ética e Transparência; Excelência e Comprometimento; Sustentabilidade do Negócio; e Responsabilidade Social.

Sobre o Instituto Aon

Criado em 2012, o Instituto Aon é uma associação sem fins lucrativos da consultoria e corretora de seguros Aon, que contribui para a sociedade mobilizando empresas e pessoas para desenvolver e zelar por valores sustentáveis. Braço da Aon, líder mundial em gestão de riscos, corretagem de seguros, resseguros e consultoria em benefícios e capital humano, o Instituto Aon realiza campanhas de arrecadação, promove eventos beneficentes e implementa ações de conscientização sobre a importância das práticas sustentáveis. Com o objetivo de melhorar a vida das pessoas e da sociedade em que atua, o Instituto Aon apoia 16 instituições espalhadas pelo Brasil, impactando a vida de mais de 1.500 pessoas (crianças e idosas). Com a ajuda dos colaboradores voluntários da Aon, o Instituto promoveu em 2013 as Olimpíadas do Bem, e o resultado foi extraordinário: mais de 10 toneladas de alimentos, 3.000 peças de inverno, 4.000 brinquedos e 5.000 produtos de higiene pessoal. Por meio de parcerias o Instituto Aon obteve muitas outras realizações: tratamento dentário gratuito para crianças e pais na favela da Rocinha, tratamento dentário gratuito até a maioridade para um grupo de adolescentes carentes em São Paulo, viabilizou o curso profissionalizante para duas jovens sem renda e levou a música para uma Creche que atende 50 crianças de baixa renda.