Iniciativa Verde planta árvores financiadas por meio de vaquinha online

Iniciativa Verde planta árvores financiadas por meio de vaquinha online

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 20/03/2017

Lembra-se da vaquinha que a Iniciativa Verde realizou para recuperar dois hectares de floresta de Mata Atlântica no Sistema Cantareira? As 568 árvores foram plantadas em fevereiro, na atual temporada. Elas foram inseridas em uma área próxima a outros plantios também feitos este ano pela organização, patrocinados por empresas por meio do Programa Carbon Free. No total, o local recebeu 11.670 árvores nativas! Virará uma bela floresta! E você já pode acompanhar o crescimento delas por meio deste link.

A vaquinha, ou crowdfunding, foi organizada por meio de uma plataforma online no primeiro semestre de 2016. Ela arrecadou R$ 14.035, o equivalente ao plantio das 568 árvores. Na época, a Iniciativa Verde afirmou que plantaria o total proposto pela vaquinha de 3.334 mudas, por meio do patrocínio de empresas. Cumpriu e ultrapassou a promessa. O local é importante por diversos motivos, principalmente, por fazer parte da bacia hidrográfica que abastece o Sistema Cantareira – um dos principais mananciais do Brasil, responsável pela água, atualmente, de 5,3 milhões de pessoas na Região Metropolitana São Paulo, de acordo com a Sabesp.

As árvores nativas plantadas vão ajudar a fixar o solo evitando erosão e assoreamento dos rios; melhorarão a qualidade do ar; absorverão carbono e mitigando, assim, o aquecimento global; fornecerão abrigo e alimento para os animais; preservarão a nossa biodiversidade (uma das mais ricas e ameaçadas do mundo); geraram emprego no campo melhorando a qualidade de vida da população local e distribuindo renda; e, por fim, ajudarão a manter a água limpa e com melhor qualidade, já que filtram poluentes e liberam água aos poucos para os mananciais (represas, nascentes, rios e córregos).


Mais uma vez, a Iniciativa Verde agradece a todos que ajudaram este sonho a tornar realidade! E, para quem não sabe, a organização tem um programa permanente de plantio de árvores nativas: o Amigo da Floresta. Por meio dele, qualquer pessoa pode plantar quantas árvores e quantas vezes quiser. Clique aqui para conhecer.

Também aproveite para assinar o boletim de notícias para saber o que está acontecendo na área ambiental.