Iniciativa Verde lança segunda edição da cartilha sobre o Código Florestal devido à procura

Iniciativa Verde lança segunda edição da cartilha sobre o Código Florestal devido à procura

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 23/07/2015
Após o sucesso da primeira edição de 2013, a Iniciativa Verde por meio do projeto Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras e realizado em parceria com cerca de 20 instituições, lança em julho a segunda edição da cartilha “Sustentabilidade: Adequação e Legislação Ambiental no Meio Rural”, com 36 páginas. Escrita pelo agrônomo Roberto Resende, presidente da organização, ela demonstra por meio de texto e de imagens como aplicar legislação no meio rural, em especial, a Nova Lei Florestal. Foram impressas duas mil cópias a serem distribuídas para os participantes dos projetos da organização. Mas todos os interessados podem baixar o material online por meio do endereço: https://www.iniciativaverde.org.br/biblioteca-nossas-publicacoes.php .
A cartilha foi impressa em um tamanho maior. Entre as atualizações e as correções, foram considerados os novos regulamentos federais e a lei estadual de São Paulo que rege alguns pontos da nova lei Florestal (ela pode ser aplicada em todo o território nacional, mas foi escrita tendo como o foco este estado). Ela tem diversas ilustrações e gráficos sobre conceitos como Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL). Além dessas informações mais aprofundadas, o material conta com uma espécie de glossário básico elucidando, por exemplo, o que é bacia hidrográfica e quais os biomas brasileiros.
A publicação é ideal para auxiliar o trabalho de todos os interessados no Código Florestal: proprietários rurais, técnicos, estudantes, etc. Sua linguagem é clara e repleta de exemplos, para que seja entendida tanto por leigos quanto por especialistas.
Obs.: A cartilha recebeu o Selo Carbon Free da Inciativa Verde, atestando que as compensações das emissões de carbono envolvidas em sua produção foram compensadas com o plantio de árvores nativas em áreas degradadas de Mata Atlântica, e a certificação FSC.

Sobre o Plantando Águas
O projeto, patrocinado pela Petrobras tem como objetivo adequar propriedades rurais do estado de São Paulo de acordo com o que estabelece o Código Florestal para recuperar e conservar os recursos hídricos. Aproximadamente, 160 famílias são beneficiadas diretamente nos municípios de Araçoiaba da Serra, Iperó, Itapetininga, Piedade, Porto Feliz, Salto de Pirapora, São Carlos e São Roque. Ao publicar esta cartilha, o projeto Plantando Águas espera contribuir para o desenvolvimento rural sustentável e auxiliar os agricultores nessa adequação. Saiba mais sobre o projeto: https://www.iniciativaverde.org.br/plantandoaguas.php.