Iniciativa Verde lança a campanha “Eu Sou Carbon Free”

Iniciativa Verde lança a campanha “Eu Sou Carbon Free”

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 10/06/2014

Fabio Feldmann é uma das primeiras personalidades a aderirem à ação

As atividades diárias emitem direta ou indiretamente gases de Efeito Estufa (GEE), que contribuem para o aquecimento global. E o que fazer quando não é possível diminuir essa chamada pegada de carbono? Compensar as emissões por meio do plantio de árvores nativas é uma opção. Para isso, a Iniciativa Verde lançou, oficialmente, o projeto Eu Sou Carbon Free, onde qualquer pessoa pode calcular as suas próprias emissões de carbono anuais e compensá-las ajudando a recompor a degradada mata atlântica. O consultor e ambientalista Fabio Feldmann é o mais novo participante do projeto.

Feldmann em seu escritório, no bairro de Pinheiros em São Paulo

As emissões relativas a um ano de atividades de Feldmann geraram 14,54 toneladas de carbono, que serão “neutralizadas” com o plantio de 92 árvores de Mata Atlântica em áreas de recomposição florestal. Antes dele, a apresentadora e atleta Ana Karina Belegantt entrou para o “Eu Sou Carbon Free” (leia a sua entrevista na íntegra aqui), resultando no plantio de 51 árvores para compensar as suas emissões.

“Esta compensação da emissão pessoal feita pela Iniciativa Verde tem um caráter simbólico político fundamental para exercer a cidadania planetária – onde todos somos cidadãos do mundo com direitos e deveres”, afirma o ambientalista. “É importante a disposição de cada pessoa em ter compromisso com o seu impacto no meio ambiente”, completa.

A maior parte de suas emissões é proveniente do transporte. “Não tenho carro, ando muito a pé, uso um pouco a bicicleta, tenho a oportunidade de ter escritório ao lado de casa. Agora, viagem a trabalho de avião é inevitável, por isso, 90% das minhas emissões são resultantes desse modo de deslocamento. Mesmo que efetue conversas por Skype, este não substitui a presença em todas as situações”, explica Feldmann.

Por isso, a Iniciativa Verde desenvolveu o “Eu Sou Carbon Free”. Para quem quer diminuir seu impacto no meio ambiente, mas por algum motivo é impedido de reduzir as suas emissões. “O grande diferencial é isso: oferecer oportunidade para que eu possa demonstrar meu compromisso completamente”, diz Feldmann.

Compromisso ambiental

Fabio Feldmann foi eleito deputado federal e participou como deputado constituinte na elaboração da Constituição de 1988, sendo responsável pela elaboração do capítulo destinado ao meio ambiente. Em 1995, assumiu o cargo de Secretário Estadual de Meio Ambiente de São Paulo. No que se refere à temática das mudanças climáticas, foi membro oficial da delegação brasileira nas Conferências das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, dentre elas a Conferência realizada em Kyoto, que deu origem ao Protocolo de mesmo nome. Em 2000, criou o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Fundou a Fundação SOS Mata Atlântica, da qual foi também o primeiro presidente. Hoje, é membro do Conselho da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e do Conselho Consultivo para Mudanças Climáticas do Deutsche Bank.

Carbon Free

O Programa Carbon Free atesta que determinada atividade teve suas emissões de gases de efeito estufa inventariadas (utilizando a metodologia GHG Protocol) e compensadas por meio de restauro florestal de mata atlântica. A metodologia do programa excede as exigências da Resolução 30, de 14 de maio de 2009 da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que estabelece orientação para projetos voluntários de reflorestamento para compensação de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Iniciativa Verde

A Iniciativa Verde é uma organização do terceiro setor que busca contribuir para a melhoria dos serviços ambientais como biodiversidade, água e qualidade do ar. Com isso, ela ajuda na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas causadas pelas atividades humanas por meio de projetos próprios de recomposição florestal e em parceria com outras instituições. Você pode colaborar de diversas maneiras: compensando a sua pegada de carbono (Eu Sou Carbon Free), as emissões de CO2, por meio da nossa calculadora on-line; financiando o plantio de árvores nativas por meio do programa Amigo da Floresta; compensando as emissões do seu veículo, suas viagens, suas festas ou por meio do programa Carbon Free.