Iniciativa Verde já plantou mais de 117 km nas margens de rios

Iniciativa Verde já plantou mais de 117 km nas margens de rios

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 22/03/2016

A Iniciativa Verde já plantou nestes dez anos de existência o equivalente a mais de 117 km de florestas em linha, tendo cada lado da margem 30 metros, em torno de rios. Esse tanto de floresta plantada é o equivalente à distância de São Paulo até São Sebastião, no litoral paulista. É assim, com a mão na terra, que a Iniciativa Verde comemora o Dia Mundial da Água.

Esse plantio é “equivalente”, pois a organização planta em matas ciliares (em torno de rios e de outros corpos de água como nascentes), mas nem sempre de maneira linear. As áreas recuperadas pela organização estão concentradas no estado de São Paulo, sendo que há plantios feitos em outros sete estados brasileiros. De qualquer maneira, o que todas as áreas têm em comum é serem próximas a corpos de água.

Cuidar das florestas é sinônimo de preservar as águas. As árvores ajudam a regular a vazão dos mananciais. Elas seguram o excesso das chuvas liberando essa água aos poucos para os rios, represas e nascentes (mantendo-os sempre com água, no caso da Mata Atlântica). A vegetação também contribui para a manutenção da qualidade delas filtrando diversos sedimentos (evitando o assoreamento) e poluentes.
Cabe a nós preservar essa ligação. E, assim, celebrarmos todos os dias como sendo da água.

  • 699 Hectares Reflorestados
  • 114.119 Toneladas de CO² compensados
  • 911 Empresas