Iniciativa Verde entrega relatório final do projeto Adaptação às Mudanças Climáticas

Iniciativa Verde entrega relatório final do projeto Adaptação às Mudanças Climáticas

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 01/04/2015

A Iniciativa Verde finaliza o projeto Adaptação às Mudanças Climáticas no Litoral Sul de São Paulo, parceria com o Instituto HSBC Solidariedade, e cede o relatório final para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul do estado de São Paulo, onde o projeto foi desenvolvido. A entrega foi feita para os representantes do Comitê durante a 80ª Assembleia Pública Ordinária, realizada em Registro (SP), na sexta-feira (20).

Durante a apresentação, o presidente da Iniciativa Verde Roberto Resende destacou que, na verdade, a vulnerabilidade e as adaptações às mudanças do clima são questões já conhecidas: “A vulnerabilidade climática é, em grande parte, vulnerabilidade social, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alerta que os pobres serão os mais castigados por mudanças no clima.” O relatório do projeto apontou que a prioridade é reduzir a vulnerabilidade ao clima atual e que “vários exemplos demonstram sinergias possíveis entre desenvolvimento, adaptação e mitigação”.

No caso da região do Litoral Sul, as medidas de adaptação devem incluir temas como regularização fundiária, Planos Diretores Municipais, Planos de Manejo das Unidades de Conservação, conclusão do Zoneamento Ecológico e Econômico, políticas para a agricultura familiar, pesca artesanal e comunidades tradicionais. A resolução da barragem do Valo Grande, que interfere no ecossistema regional, e a necessidade de mais estudos e pesquisas também merecem destaque. Os mecanismos financeiros previstos nas leis ambientais e as compensações e royalties pela exploração petróleo e gás, cujos valores para as três prefeituras da região cresceram bastante nos últimos anos, são indicados como recursos para financiar as ações.

O documento também será entregue à Secretaria do Meio Ambiente do estado como uma contribuição ao Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas e às prefeituras, câmaras municipais e gestores das Unidades de Conservação da região.

A equipe do projeto disponibilizará, em breve, uma tradução em português do sumário do 5º Relatório sobre Adaptação às Mudanças Climáticas feito pelo IPCC.

Para saber mais sobre o Projeto Mudanças Climáticas e o Futuro das Comunidades do Litoral Sul Paulista, acesse: https://www.iniciativaverde.org.br/programas-e-projetos-hsbc-solidariedade.php .