Iniciativa Verde: crescendo para combater o clima elevado

Iniciativa Verde: crescendo para combater o clima elevado

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 07/07/2017

A Iniciativa Verde nasceu visando a mitigação do aquecimento global por meio do plantio de florestas nativas. Conforme o tempo foi passando, o relacionamento da organização com o tema ficou mais complexo e completo. Veja a linha do tempo das ações da Iniciativa Verde publicada na página do Observatório do Clima, para a comemoração dos 15 anos da coalizão de organizações da sociedade civil brasileira que discute mudanças climáticas.

2005: O começo
A Iniciativa Verde foi fundada, em 28 de novembro de 2005, para elaborar inventários de emissões com o sequestro de carbono por meio da recomposição florestal da Mata Atlântica.

2005: Programa Carbon Free

Nasce o Programa Carbon Free, criado para que empresas e pessoas físicas possam compensar a emissão de carbono por meio do plantio de árvores nativas. Ele foi um dos pioneiros no Brasil e segue em atividade.

2012: Expansão

A organização inicia dois projetos financiados por meio de editais: Iniciativa BNDES Mata Atlântica e Adaptação às Mudanças Climáticas no Litoral Sul de São Paulo. O primeiro teve como objetivo recuperar 425 hectares de Mata Atlântica em áreas de preservação permanente ciliares. O outro, realizado em parceria com o Instituto HSBC Solidariedade, foi um programa de adaptação às mudanças climáticas para os municípios de Cananéia, Iguape e Ilha Comprida (SP).

2013: Plantando Águas

Tem início o projeto Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras e realizado em parceria com cerca de 20 instituições. Cerca de 160 famílias de assentamentos de reforma agrária, bairros rurais e comunidade remanescente do quilombo foram beneficiadas diretamente. Foi monitorada a qualidade da água em 22 pontos, plantados 75 hectares de matas ciliares e de Sistemas Agroflorestais. Também foram instalados 312 equipamentos com uso de tecnologia social para saneamento rural.

2014: Protocolo Carbon Free

É lançado o Protocolo Carbon Free, um dos únicos que consolidam a compensação de carbono por meio da recuperação florestal.

2014: Um milhão de árvores

A Iniciativa Verde atinge a marca de um milhão de árvores nativas plantadas, sendo 97,6% na Mata Atlântica e o demais na Amazônia. Essas florestas compensaram o equivalente a 3,4 milhões de viagens aéreas feitas por um passageiro entre São Paulo e Rio de Janeiro.

2016: Inventário de Extrema (MG)

É a primeira vez que a organização faz um inventário de gases de Efeito Estufa de um município. No caso, 46% da emissão dele é proveniente de transportes, 38% de energia estacionária (gás natural e liquefeito de petróleo) e 16% de resíduos.

2016: 1.604 milhões de árvores nativas

Em 11 anos de atividades, a organização plantou o equivalente a 6,25 parques do Ibirapuera. As áreas degradadas foram recuperadas em locais desde Ivorá (RS) até o Xingu, no Mato Grosso!