Iniciativa Verde busca adesões no Paraná

Iniciativa Verde busca adesões no Paraná

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 24/02/2014

A ONG Iniciativa Verde dará início na próxima segunda-feira (29) a uma nova etapa do trabalho de restauro florestal realizado na bacia hidrográfica do Rio Piquiri com apoio e financiamento do Programa Iniciativa BNDES Mata Atlântica. A visita, que contará com a presença de Roberto Resende, presidente da organização e do diretor florestal da ONG, Pedro Barral de Sá, terá o objetivo de obter novas adesões de produtores para a cessão de áreas destinadas ao plantio de mudas nativas da Mata Atlântica. O projeto conseguiu o apoio de prefeituras da região, destaque para as de Formosa do Oeste e Nova Aurora.

A ONG especializada em recuperação florestal tem uma atuação destacada no Paraná desde 2009. Neste atual projeto, a Iniciativa Verde tem o apoio e financiamento para restaurar ao menos 100 hectares de florestas ainda em 2013. O projeto da Iniciativa Verde está sendo realizado em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), por meio do Escritório Regional de Toledo, para a recomposição das matas ciliares da bacia do Rio Piquiri.

O trabalho está concentrado na chamada Frente Corredor do Piquiri em trecho que abrange os municípios de Palotina, Formosa do Oeste, Nova Aurora e Assis Châteaubriant. Os Corredores Ecológicos do Paraná contemplam uma faixa de cinco quilômetros às margens dos grandes rios do estado. Esses corredores têm o objetivo de ligar os grandes fragmentos remanescentes de vegetação nativa da Mata Atlântica do estado.

O projeto foi desenhado para incluir a agricultura familiar e remunerar o próprio agricultor pela mão de obra de preparo da terra, plantio de mudas e manutenção do reflorestamento na bacia do Piquiri. Apenas o cercamento será terceirizado quando houver necessidade. As mudas serão doadas pelo IAP e a Iniciativa Verde fornecerá suporte técnico e os demais insumos, além de remunerar os serviços para plantio e parte da manutenção. Os próprios agricultores serão contratados, sempre que possível, de modo a receber diretamente pelos serviços. O recurso inclui os serviços de cercamento, os insumos que forem necessários (diesel, iscas, formicidas, entre outros) e uma ajuda de custo a ser paga diretamente ao agricultor.