Evento em São Paulo vai debater os Quatro Anos do Código Florestal

Evento em São Paulo vai debater os Quatro Anos do Código Florestal

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 06/05/2016

Representantes do governo, produtores rurais, ambientalistas e especialistas sobre o tema vão se reunir para analisar e debater os resultados alcançados com o Código Florestal contemplando também o que ainda falta para a completa efetivação da lei, com enfoque no estado de São Paulo. O evento será realizado no dia 13 de maio, das 9h até 13h, no Hotel InterContinental (Alameda Santos, 1123) em São Paulo (SP) e a entrada é gratuita. A inscrição pode ser feita por este link.

No mês de maio, a lei que estabelece o novo Código Florestal completa quatro anos. Muito se avançou na sua implementação, em nenhum lugar do mundo existe uma lei ambiental como essa, mas alguns desafios precisam ser superados. Questões relativas à transparência, incentivos e execução de seus instrumentos requerem atenção de todos os atores envolvidos.

O encontro está dividido em dois painéis principais. Na primeira mesa serão apresentados estudos e casos de sucesso na implementação do Código Florestal e também um panorama nacional após os quatro anos da lei. Já na segunda mesa, composta por representantes do governo do estado de São Paulo, de entidades ligadas ao setor rural e de organizações ambientalistas, serão discutidos os estágios de implantação do Código Florestal em São Paulo.

Um dos destaques será a adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). Também haverá uma palestra inicial que contextualizará o atual estágio da implementação da lei, reforçando a ideia de que um Código Florestal efetivo é de interesse de toda a sociedade brasileira.

Outros eventos estão programados para o Rio de Janeiro, Salvador, Cuiabá e Brasília.

Veja a programação:
9h Mesa de Abertura: Cristiano Vilardo (Observatório do Código Florestal) e Mario Mantovani (SOS Mata Atlântica) - Implantação do novo Código Florestal: Situação em nível nacional
9h30 até 10h50 Mesa 1: Aspectos da adequação ambiental em imóveis rurais
1. Leopoldo Santanna, Daterra Café: Exemplo de propriedade sustentável
2. Aurelio Padovezi, WRI - Potencial de regeneração na recuperação florestal
3. Vinícius Guidotti de Faria, Imaflora: Uso e conservação do solo, água e biodiversidade em paisagens agrícolas
4. Margareth Nascimento, Iniciativa Verde: Análise do CAR em São Paulo
Mediadora: Daniela Chiaretti, Valor Econômico

11h até 13h Mesa 2: Implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) no Estado de São Paulo, Situação e Perspectivas
• Patrícia Iglecias, Secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo
• Rubens Naman Rizek Junior, Secretário-adjunto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
• Representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP)
• Roberto Resende, Observatório do Código Florestal e Movimento Mais Florestas PRA São Paulo
• Mediadora: Paulina Chamorro, Rádios Eldorado e Estadão

Serviço
Dia e horário: 13/05, das 9h às 13h
Local: Hotel InterContinental, Alameda Santos, 1.123, Sala Nery, São Paulo (SP)

Organizadores
A Iniciativa Verde é uma organização do terceiro setor que busca contribuir para a melhoria dos serviços ambientais como biodiversidade, água e qualidade do ar. Com isso, ela ajuda na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas causadas pelas atividades humanas por meio de projetos próprios de recomposição florestal e em parceria com outras instituições. A Iniciativa Verde acredita na importância da consistência e da atualização científica, direcionando seu trabalho para a geração e à difusão de conhecimento e também ao apoio à formulação e implementação de políticas públicas que sejam capazes de garantir a conservação dos ecossistemas naturais e o bem-estar das comunidades rurais.
Saiba mais: www.iniciativaverde.org.br

O Observatório do Código Florestal (OCF) é constituído por uma rede de 23 organizações que compartilham do objetivo geral de monitorar a implementação da nova lei florestal (Lei Federal 12651/12) em todo o país, sobretudo o desempenho dos Programas de Regularização Ambiental (PRAs) e de seu principal instrumento, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), de forma a gerar dados e massa crítica que colaborem com a potencialização dos aspectos positivos da nova lei e a mitigação de seus aspectos negativos.
Saiba mais: www.observatorioflorestal.org.br

O #MaisFlorestaPRASaoPaulo é um movimento de instituições, pessoas e coletivos que reconhecem a importância das florestas para a qualidade de vida dos paulistas e trabalham para que políticas públicas como o Programa de Regularização Ambiental do Estado (o PRA) viabilizem um real aumento à sua cobertura florestal. O movimento se iniciou em janeiro de 2016 quando um grupo de instituições e pessoas, insatisfeitas como os resultados e processo de construção deste Programa, se articularam para reivindicar maior transparência e objetividade nas normas de sua implementação. Pediu ao governo um processo mais democrático e protestou contra a revogação da Resolução 004/2016 da Secretaria de Meio Ambiente, que estabelecia alguns critérios para o PRA paulista.

Informações à imprensa
Milena del Rio do Valle – MdRValle Comunicação
observatoriocf@gmail.com
(11) 981-597-555