ELA É CARBON FREE NAS ONDAS DO RÁDIO

ELA É CARBON FREE NAS ONDAS DO RÁDIO

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 28/11/2014

Paulina Chamorro é dessas pessoas que acreditam ser possível ir além do que normalmente estamos acostumados a chamar de um bom profissional ou cidadão.

Envolvida com a temática ambiental há mais de 15 anos, Paulina é uma pessoa contagiante que, graças a sua consciência e militância ambiental tem se destacado como uma das mais relevantes e reconhecidas jornalistas especializadas em sustentabilidade no país.

Chilena de nascimento e morando no Brasil há mais de 17 anos, Paulina Chamorro ingressou na rádio Eldorado de São Paulo em 1998 e logo depois já começou a trabalhar com pautas e reportagens de meio ambiente. Paralelamente a rádio, ela foi assessora de comunicação do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica; editora do portal Ecoinforme, além de repórter e roteirista do Projeto Mar Sem Fim, da TV Cultura.

Desde 2012 é coordenador de meio ambiente e cidadania nas rádios Eldorado e Estadão, além de apresentadora dos programas Planeta Eldorado, Planeta Estadão e Território Aventura.

Tanta ligação com a área ambiental e consciente dos impactos causados nada mais natural, do que Paulina sentir a necessidade de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para reduzir a sua “pegada”.

"Estamos usando cada vez mais os recursos naturais do planeta. Já usamos "um planeta e meio" a mais do que é possível regenerar. A fauna mundial diminuiu pela metade em apenas 40 anos, os oceanos estão cada vez mais ácidos e as florestas estão sendo desmatadas sem controle”, afirma ela e conclui, “Refletir sobre os hábitos de consumo e a nossa responsabilidade, passa justamente por saber o tamanho da nossa pegada ecológica. Está mais do que na hora de nos responsabilizarmos pelo nosso meio”.

Além de buscar manter hábitos e ações conscientes, a jornalista sabe que é impossível zerar suas emissões, por essa razão, ela decidiu aderir ao projeto Eu Sou Carbon Free, da Iniciativa Verde, para compensar uma parte importante das suas emissões, por meio do plantio de árvores nos projetos de recomposição florestal feitos pela organização.

“Fiquei muito feliz em poder ter a opção de compensar minhas emissões anuais. Hoje não basta mais só usar com responsabilidade e evitando o desperdício dos recursos, mas chegou a hora de compensarmos como pudermos o que recebemos de graça: ar, água, a sensação boa de estar numa floresta. Isso não tem preço, e podemos contribuir para que continue assim".

Ela respondeu a um breve questionário que serviu para o inventário de suas emissões durante um ano. No total, a jornalista e radialista emite cerca de 8 toneladas anuais de carbono equivalente, sendo que 86% desse total correspondem a viagens aéreas. Para compensar essas emissões a Iniciativa Verde irá plantar 52 árvores nativas de Mata Atlântica.

Se antes já cumpria com sobras seu papel de jornalista engajada, Paulina Chamorro tem mais um motivo para ser admirada por seus colegas, amigos, ouvintes e fãs. Afinal, agora ela também é uma Carbon Free. Um exemplo a ser seguido!!