Como plantar sementes de árvores de Mata Atlântica

Como plantar sementes de árvores de Mata Atlântica

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 10/06/2016

Será que basta jogar na terra e regar qualquer semente de árvore nativa para que ela nasça? Nem sempre! Dependendo da espécie, ela precisa de alguns cuidados para que se desenvolva. Veja abaixo como plantar, por exemplo, as sementes enviadas como brinde no crowdfunding “Vamos plantar árvores no Sistema Cantareira!”, feito pela Iniciativa Verde no primeiro trimestre de 2016.

Aroeira-pimenteira (Schinus terebinthifolia)
Esta sementinha que você está recebendo é fácil de ser germinada. Coloque em canteiro a pleno sol com substrato argiloso. Ela deve nascer entre dez e 15 dias. Quando a muda alcançar por volta de seis centímetros, você pode colocá-la onde pretende deixa-la permanentemente. A árvore pode alcançar 10 metros de altura, tem porte pequeno. Seu fruto é a pimenta-rosa, que pode ser usado para temperar a comida.

Pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifolia)
Esta semente deve ser plantada em recipiente individual. Sua taxa de germinação é considerada alta. Ela dará origem à Araucária, esplendoroso pinheiro brasileiro, que pode atingir 50 metros de altura! Quanto maior o vaso ou o espaço em que for plantada, maior será o seu porte. Esta semente é o comestível pinhão.

Palmito-juçara (Euterpe edulis)
Esta é a semente da árvore que dá origem ao suculento palmito. Mas vale ressaltar que se trata de uma espécie protegida. Ou seja, após plantada, não deve ser cortada. O palmito-juçara pode atingir 20 metros de altura. Atrai diversos animais como tucanos que adoram os seus frutos. Antes de plantar as suas sementes, deixe-as imersas em água fria por 48 horas para acelerar a germinação.

Jacarandá-paulista (Machaerium villosum)
Esta árvore pode atingir 30 metros de altura. Uma curiosidade: sua produção de sementes em abundância só acontece a cada dois ou três anos! Para nascer uma mudinha, deve-se plantar todo o fruto. O substrato precisa ser organo-arenoso (com bastante matéria orgânica e areia) em um ambiente semissombreado. Cubra o fruto com uma camada de 0,5 cm do substrato peneirado e regue duas vezes ao dia. A muda deve aparecer entre 20 e 40 dias. Procure plantar no lugar onde irá ficar permanentemente.

Pau-Cigarra (Senna multijuga)
Esta árvore pode chegar até 10 metros e tem uma copa densa. Entre dezembro e abril, fica repleta de flores amarelas. Para germinar a semente, coloque-a em um local semissombreado com substrato organo-arenoso (com bastante matéria orgânica e areia). A muda deve aparecer entre dez e 30 dias. Quando atingir seis centímetros, pode ser plantada no local definitivo. No campo, ela cresce rapidamente!