Colaboradores e agricultores das regiões participantes se reúnem em oficina

Colaboradores e agricultores das regiões participantes se reúnem em oficina

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 08/09/2015

Por Isis Nóbile Diniz

“No começo, a gente não acreditava no Plantando Águas. Estava desconfiado. Hoje, só temos que agradecer. E quem não quis participar, agora quer”, vibra Lindamira Aparecida Teodoro Ribeiro, moradora do Assentamento Santa Helena, em São Carlos (SP). Ao fim do encontro realizado na sexta-feira dia 17 de julho, na Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó, interior de São Paulo, os agricultores de cada município participante (veja infográfico na matéria de capa) se levantaram e agradeceram pela oportunidade de crescimento, aprendizagem e melhoria da qualidade de vida. Colaboradores também agradeceram, afinal, educação ambiental é isso, uma troca de aprendizado. O encontro reuniu 69 pessoas: representantes de todas as áreas do projeto, colaboradores, Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Prefeitura de Araçoiaba, Instituto BioSistêmico (IBS) e Universidade Uniara‎.

O evento contou com uma breve palestra do presidente da Iniciativa Verde, Roberto Resende, sobre o andamento do projeto; uma da Aline apresentando os resultados do monitoramento da água (saiba mais na matéria da página 24); a apresentação do vídeo oficial do projeto (disponível no site www.iniciativaverde.org.br); uma mesa-redonda com os proprietários rurais de cada área que se destacaram por conta das suas iniciativas e dedicação; debates em círculos sobre o que cada poderia ter feito de melhor, o que o projeto poderia oferecer e sobre as suas impressões. Resumidamente, o projeto recebeu mais elogios do que críticas. Entre elas, se destacaram os pedidos para a realização de mais oficinas. E, sobre a auto-análise, a maioria das pessoas revelou que deveria ter tido maior dedicação.

A coordenadora de monitoramento da água, Aline G. Zaffani, que passou dias inteiros longe de casa de assentamento em assentamento auxiliando, principalmente, os proprietários rurais a instalarem as tecnologias socioambientais de tratamento de água e a fazerem o monitoramento do recurso, se emocionou. Sentirá falta de todos. Esse é o sentimento que fica: de dever cumprido e de crescimento pessoal. Ao fim, Resende contou que a Iniciativa Verde busca dar continuidade ao projeto patrocinado por dois anos pela Petrobras. Que venham mais anos de sementes de água. Veja o vídeo com a primeira palestra e o sobre monitoramento da água no endereço: www.iniciativaverde.org.br/biblioteca-videos.php.

*Texto publicado originalmente na terceira edição da Revista Plantando Águas.