Arval compensa emissões de suas atividades pelo Carbon Free

Arval compensa emissões de suas atividades pelo Carbon Free

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 24/02/2014

Parceria entre empresa do ramo de frotas empresariais e a Iniciativa Verde concluiu em janeiro o plantio de 1.163 árvores nativas da Mata Atlântica, o que corresponde a uma compensação de 183,99 toneladas de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global. O projeto é o segundo consecutivo que a empresa fecha com a Iniciativa Verde. No ano passado, foram plantadas 1.615 árvores.

Para chegar ao número de árvores, a Iniciativa Verde fez um levantamento das atividades da empresa no ano de 2012. As principais atividades contabilizadas são o transporte dos funcionários, consumo de energia e o transporte aéreo dos executivos.
Os restauros contratados pela Arval podem ser monitorados pelo nosso site.


Compromisso e conscientização

A Arval reforçou seu compromisso com o meio ambiente ao implantar o programa Carbon Free em 2011. “Acreditamos que o combate ao aquecimento global e a preservação do meio ambiente são responsabilidades de todos, inclusive do setor privado. A Iniciativa Verde é nossa parceira nesta missão e neste ano plantaremos mais de mil árvores para compensar as emissões de monóxido de carbono decorrentes da atuação da Arval em 2012”, conta Natália Menezes, coordenadora de marketing da Arval Brasil.

Com o programa foi possível elevar a conscientização ambiental dos colaboradores. “Apesar do aumento da equipe, o plantio de árvores será 39% menor do que na primeira edição, uma prova de que os colaboradores estão mais preocupados com a causa ambiental no exercício de suas atividades”, completa Natália.


Sobre a Arval

Fundada em 1989, a Arval é uma subsidiária do Grupo BNP Paribas-França especializada em gestão de frotas empresariais.

BNP Paribas é um dos principais bancos da Zona do Euro, e um dos dez mais importantes do mundo em termos de rendimento líquido bancário, capital de empresa e valor de mercado. O Grupo está presente em 85 países, com mais de 205 mil colaboradores, dos quais 165.200 estão na Europa. O Grupo mantém posição chave em três atividades: comércio bancário empresarial e de investimentos; serviços e gestão de ativo; e banco comercial.

 

Sobre o Selo Carbon Free

O Selo Carbon Free atesta que determinada atividade teve suas emissões de gases de efeito estufa inventariadas (utilizando a metodologia GHG Protocol) e compensadas por meio de restauro florestal de Mata Atlântica. A metodologia do programa excede as exigências da Resolução 30, de 14 de maio de 2009 da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que estabelece orientação para projetos voluntários de reflorestamento para compensação de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Empresas, produtos ou eventos que participam do programa recebem o selo que pode ser utilizado em sua comunicação e publicidade, bem como, um certificado com o número de árvores que foram plantadas e a quantidade de gases de efeito estufa compensada.


Sobre a Iniciativa Verde

A Iniciativa Verde é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como missão contribuir para a construção de um novo tempo baseado em uma economia de baixo carbono e na redução dos impactos ambientais causados pelas atividades humanas.

A instituição acredita na busca por novas alternativas de desenvolvimento e oferece uma gama de projetos relacionados ao combate às mudanças climáticas, recuperação ambiental, conservação da biodiversidade e restauro florestal.