A Iniciativa Verde completa 11 anos plantando quase 1,5 milhão de árvores nativas!

A Iniciativa Verde completa 11 anos plantando quase 1,5 milhão de árvores nativas!

Categoria(s): Arquivo

Publicado em 17/08/2016

*Por Lucas Pereira

Em 2016, a Iniciativa Verde completa onze anos de existência cumprindo objetivos importantes. O mais relevante – e que está no DNA da instituição – é a restauração ecológica de paisagens: foram 900 hectares, o que significa quase 1,5 milhões de árvores nativas plantadas! O resultado é expressivo e positivamente impactante para, além dos mais de 500 financiadores e parceiros, toda a sociedade, especialmente, às populações diretamente envolvidas na execução dos projetos e que tornaram possível esta conquista.

A Iniciativa Verde foi criada com um propósito muito claro: o de compensar as emissões de gases de Efeito Estufa por meio da recomposição de florestas nativas. Desde então, o trabalho se desenvolveu e novos e importantes aspectos e objetivos foram incorporados. Se antes falávamos apenas de carbono, hoje é fundamental pensarmos na interação entre todos os serviços ambientais prestados pelos ecossistemas e em como desenvolver projetos que possibilitem a melhoria (na qualidade e na quantidade) deles.

Partimos da “convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo”, como o Papa Francisco diz em sua encíclica. Ou seja, devemos buscar soluções que abarquem essa complexidade e os desafios impostos ao Brasil e ao mundo no século XXI. Quando avaliamos as metas brasileiras apresentadas na 21ª Conferência das Partes (COP-21), é inevitável relacionar, por exemplo, a recomposição de 12 milhões de hectares de floresta – o quanto o governo brasileiro prometeu recuperar – com o seu potencial de estoque de carbono. Mais que isso. Além de mitigar os efeitos das mudanças climáticas, a floresta nativa se configura como uma infraestrutura natural importante para a proteção de mananciais, ou seja, para a resiliência da população brasileira aos impactos do clima, de acordo com o conceito de adaptação climática baseada em ecossistemas.

Ao olhar para as mudanças climáticas, pensamos em todos os temas atrelados às questões ambientais brasileiras. É por isso que, cada vez mais, a Iniciativa Verde tem atuado em diversas frentes de trabalho como na discussão sobre a implementação do novo Código Florestal, no Observatório do Clima, no Movimento Mais Florestas PRA São Paulo, na Aliança pela Água (em São Paulo), entre outras redes.

Entendemos que o futuro exigirá a participação de todos na construção de uma sociedade mais eficiente e saudável. Assim, como os temas de trabalho da Iniciativa Verde estão ligados, existe uma estreita relação entre todos os atores envolvidos em nossos projetos, as empresas, pessoas financiadoras e os proprietários rurais. É imprescindível que a responsabilidade seja compartilhada e que todos percebam o seu papel nesta realidade. Estamos fazendo a nossa parte, mostrando que é possível restaurar florestas com o financiamento privado voluntário ou mandatório. Mas as demandas atuais são imensas e exigirão um esforço ainda maior. Para isso, é necessário que haja um comprometimento mais efetivo de todos os setores da sociedade.

*Geógrafo e diretor técnico da Iniciativa Verde.

  • 699 Hectares Reflorestados
  • 114.267 Toneladas de CO² compensados
  • 916 Empresas