Inventário de GEE

O inventário de emissões de gases do efeito estufa (GEE), causadores do aquecimento global, é um estudo que a Iniciativa Verde faz de qualquer instituição, de atividade ou de produto para verificar o quanto ela emite de GEE. Ou seja, a elaboração do inventário é o primeiro passo para que uma empresa possa contribuir para o combate às mudanças climáticas.

A Iniciativa Verde realiza inventários desde sua criação, em 2005. A metodologia utilizada é o GHG Protocol, desenvolvida pelo World Resources Institute (WRI) em associação com o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). Esta metodologia é reconhecida e utilizada em todo o mundo, sendo compatível com as normas da International Organization for Standardization (ISO). Entre em contato com a Iniciativa Verde para tirar dúvidas ou realizar o inventário.

O inventário de emissões de gases do efeito estufa (GEE), além de ser importante para a empresa ou inventariado saber qual o seu impacto com relação ao clima, traz mais benefícios.

Por que fazer um inventário?

 

Reconhecimento do mercado (fornecedor e consumidor) como empresa preocupada com o impacto ambiental de suas atividades;


Possibilidade de compensação das emissões, já que a quantificação ou inventário das emissões de gases de efeito estufa é o primeiro passo para a criação de um plano de gestão e redução dessas emissões;


Diagnóstico das emissões e de ineficiências internas, pois identifica oportunidades de melhorias na eficiência operacional e, consequentemente, para a redução nos custos;


Oportunidade de prever e incorporar os impactos socioambientais de longo prazo no planejamento financeiro;


Incentiva a adoção de práticas sustentáveis em todo o mercado.