Em 2024, a Iniciativa Verde celebrou 18 anos de atuação com diversas atividades e projetos que reforçaram o compromisso com a restauração ecológica, catalisando o trabalho de diferentes atores da cadeia do reflorestamento.
Quase duas décadas de muitas florestas
Fundada em 2005, a Iniciativa Verde começou com o Programa Carbon Free, pioneiro no Brasil em compensação voluntária de GEE por meio de restauração florestal. Uma série de depoimentos em vídeo, que podem ser vistos no nosso Instagram, trazem relatos de pessoas que foram fundamentais nesta história. Ao longo dos anos, a Iniciativa Verde expandiu suas frentes de atuação, colaborando com instituições parceiras, públicas e privadas, promovendo reflorestamento, práticas rurais sustentáveis e fortalecendo a resiliência de comunidades locais à crise climática.
Mais e mais florestas em pé
Durante a Semana do Meio Ambiente, a Iniciativa Verde participou do encontro do Programa Nascentes, reunindo diversas organizações e empresas para trocar experiências e propor melhorias. A Iniciativa Verde, principal proponente de projetos do Programa, só esse ano restaurou cerca de 130 hectares de florestas. Com o apoio do Funbio, o projeto Restaura Ribeira, que tem foco na restauração florestal no Vale do Ribeira, manteve um olhar especial para o Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga (MOJAC). As ações incluíram o reflorestamento de áreas de proteção ambiental e a implantação de sistemas agroflorestais, fortalecendo as comunidades locais e promovendo a sociobiodiversidade.
A Iniciativa Verde reafirmou conexões para fomentar a cadeia de restauração e garantir que mais florestas sejam plantadas e preservadas. São parcerias com o setor privado, como o Legado das Águas e o AES Tietê; no setor público, as prefeituras, como as de Extrema e Paraisópolis, em Minas Gerais; em São Paulo, com a Fundação Florestal e o Instituto De Pesquisas Ambientais de São Paulo, além da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Outra parceria de destaque foi com a Puma e o Palmeiras. Em referência ao ano de fundação do clube, 1914 mudas foram plantadas em Paraisópolis (MG), junto a prefeitura. Além disso, outras 20 mudas foram plantadas no CT do time em uma grande ação de conscientização ambiental do público.
Eventos e parcerias que fazem a diferença
A Iniciativa Verde apresentou sete trabalhos no evento da Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (Sobre), abordando temas como governança ambiental, manejo agroflorestal, fomento à Rede Comunitária de Viveiros, aplicação de protocolos de avaliação e manejo adaptativo, potencial de germinação de espécies florestais nativas, monitoramento de fragmentos florestais degradados e restauração de fisionomias abertas de Cerrado.
E, em parceria com o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e a Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), a Iniciativa Verde apoiou um curso de Capacitação em Projetos de Carbono, com apoio financeiro da Fundação Hempel e da Fundação SOS Mata Atlântica.
Influência em políticas públicas
Destacando a construção coletiva de políticas públicas, a Iniciativa Verde, concluiu a primeira experiência como coordenadora na formulação do Plano Diretor de Restauração do Vale do Paraíba do Sul. Este plano, desenvolvido em conjunto com diversas organizações, orientará as ações de restauração na região pelos próximos 12 anos. Além disso, a Iniciativa Verde será representada por Roberto Resende como suplente no Conselho de Orientação do Finaclima-SP, um fundo que incentiva investimentos privados em projetos ambientais e de soluções climáticas no Estado de São Paulo.
Prevenção e combate a incêndios florestais
Em um ano marcado por incêndios florestais, a Iniciativa Verde fortaleceu iniciativas de prevenção e combate na região da Estação Ecológica Ibicatu. Este apoio culminou no projeto "Ibicatu Comunidade Resiliente ao Fogo" sendo contemplado em edital do Fundo Casa Socioambiental, recebendo recursos para implementar ações de combate a incêndios.
Homenagem
A Iniciativa Verde lamentou profundamente o falecimento de Osvaldo Gonçalves Martins, ocorrido em 6 de julho de 2024. Sua propriedade no município de São Carlos (SP), onde ele residia, foi o local do primeiro projeto de restauração florestal da Iniciativa Verde, em 2005.
Nos vemos ano que vem!
Em resumo, 2024 foi um ano de avanços importantes para a Iniciativa Verde, com impactos positivos na restauração ecológica e no desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas. A organização destaca a continuidade do compromisso com o meio ambiente. Assim seguiremos em 2025, rumo aos 20 anos, crescendo repletos de vivacidade para a construção de um Brasil mais verde.