Drone: um grande aliado da restauração florestal

Drone: um grande aliado da restauração florestal

Categoria(s): Institucional

Publicado em 09/12/2024

Por Bruno Amaral*

Os drones têm se tornado ferramentas valiosas no monitoramento de florestas e áreas em processo de restauração, desempenhando um papel crucial na preservação ambiental e recuperação de ecossistemas. A capacidade de monitorar áreas de difícil acesso, coletar dados precisos e em tempo real oferece um avanço significativo na forma como as áreas florestais são monitoradas e geridas.

Uma das principais vantagens dos drones é sua agilidade e baixo custo, em comparação com métodos tradicionais de monitoramento, como o uso de helicópteros ou equipes de campo. Eles conseguem realizar sobrevoos rápidos e eficientes, capturando imagens de alta resolução, que podem ser analisadas para detectar mudanças no ambiente, como desmatamento, degradação do solo, invasão de espécies exóticas ou a saúde das plantas em áreas restauradas.

Equipe da Iniciativa Verde em curso de capacitação para voo de monitoramento com drones. Out. de 2023.

Além disso, os drones equipados com sensores especializados, como câmeras multiespectrais e LiDAR (Light Detection and Ranging), conseguem obter informações detalhadas sobre vegetação, solo e biodiversidade de uma área. Isso permite a criação de mapas e modelos tridimensionais do terreno, facilitando a análise de variáveis como a densidade de vegetação, a altura das árvores e a quantidade de biomassa. Estas informações são vitais para o sucesso das iniciativas de restauração. Inclusive, esse tipo de tecnologia está sendo muito utilizada para estimar sequestro de CO₂ pela vegetação, fornecendo dados mais realistas sobre geração de créditos de carbono.

Em áreas de difícil acesso ou com grande extensão, os drones se tornam ainda mais importantes. Eles podem monitorar vastas regiões com uma frequência e agilidade muito maior do que os métodos tradicionais, proporcionando dados contínuos e atualizados sobre a saúde e o estado das florestas em formação.

Imagens de áreas de restauração florestal feitas com drones

Nos últimos anos a Iniciativa Verde vem investindo na compra de drones e na capacitação da equipe. Atualmente, utilizamos drones para monitoramento das áreas em restauração, confecção de ortoimagens — fotos geoprocessadas para formação de mapas — e até mesmo aplicação de herbicidas. Essas ferramentas tornam o trabalho mais ágil e seguro para os trabalhadores de campo. 

Em suma, os drones representam uma inovação fundamental para o monitoramento ambiental, permitindo um acompanhamento mais preciso, rápido e acessível das áreas em restauração, possibilitando a restauração em larga escala, redução dos custos da restauração e melhor desempenho dos plantios.

*Bruno Amaral atua na coordenação de projetos de restauração ecológica da Iniciativa Verrde, com foco nas regiões do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira.

 

Tag(s):

drone
monitoramento
tecnologia