Veja como foi o Encontro Restaura Vale do Paraíba 2023

Veja como foi o Encontro Restaura Vale do Paraíba 2023

Categoria(s): Vale do Paraíba

Publicado em 19/01/2024

Nos dias 13 e 14 de dezembro de 2023, Guaratinguetá (SP) foi palco do evento Restaura Vale do Paraíba 2023, um marco na mobilização pela restauração florestal das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul. O evento contou com a participação de restauradores, viveiristas, coletores de sementes, ONGs, proprietários rurais e representantes governamentais em diferentes esferas.

O encontro desempenhou o papel de ser uma consulta pública do Plano de Ação que irá compor o Plano Diretor de Restauração Florestal para a bacia paulista do Rio Paraíba do Sul. Mais de 120 pessoas envolvidas na restauração florestal e representando ao menos 63 organizações estiveram presentes. Espaços para integração e colaboração entre os diferentes agentes locais e regionais foram promovidos, em prol do fortalecimento da restauração no território.

Abertura do evento

O primeiro dia do encontro teve como foco a validação do Plano de Ação. As metas e ações indicadas foram lidas e avaliadas coletivamente. Elas devem orientar os caminhos adotados pelo Comitê de Bacias do Paraíba do Sul para a restauração na região nos próximos 12 anos.

Ao final do dia, por meio de videoconferência,  o encontro ainda contou com a participação da Diretora de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Fabíola Zerbini. A pesquisadora trouxe para a conversa as contribuições da COP 28 e atualizações sobre a agenda da restauração no âmbito federal.

Mesas de discussão temáticas

O segundo dia do evento foi voltado para estimular a integração entre os participantes e ressaltar as contribuições de cada um para a restauração na região. Este momento teve o objetivo de incentivar o compartilhamento de conhecimentos e possibilitar a articulação entre os atores. Destaque para o papel das redes relacionadas ao tema e que já estão presentes no território, tais como a Rede de Atores da Restauração, Rede Agroflorestal e Rede de Sementes.

Neste dia, houve também um momento reservado para negociações. O muro da barganha, local destinado para indicar o que cada presente gostaria de oferecer ou estava procurando, incentivou a colaboração regional.

Dinâmica do segundo dia

O Restaura Vale do Paraíba foi uma atividade promovida pelo Plano Diretor de Restauração Florestal para a UGRHI 02, realizado pela Iniciativa Verde, por meio de financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e acompanhamento do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul.

A organização do evento contou com a colaboração da SerrAcima para a condução das atividades e com o apoio de diversas organizações parceiras, destacando as organizações articuladoras Akarui, Instituto H&H Fauser, Sindicato de Cruzeiro e a própria SerrAcima.

A partir de 2024 o Restaura Vale entra para a agenda da Câmara Técnica de Restauração Florestal do Comitê de Bacia, passando a ser realizado anualmente.

Tag(s):

vale do paraíba
governança
florestas
restauração
mata atlântica
plano diretor
plano de ação