Fotos mostram sucesso de projetos de restauração florestal da Iniciativa Verde

Fotos mostram sucesso de projetos de restauração florestal da Iniciativa Verde

Categoria(s): Programa Nascentes

Publicado em 17/07/2025

Novas imagens das áreas de restauração florestal executadas pela Iniciativa Verde em Piquete e Piracicaba (SP) comprovam o sucesso dos projetos vinculados ao Programa Nascentes, do Governo do Estado de São Paulo. Os registros, feitos durante monitoramento técnico, mostram o desenvolvimento promissor das mudas de espécies nativas da mata atlântica, plantadas há cerca de 3 anos.

Projeto Piquete: 20,87 ha em áreas estratégicas

Na cidade de Piquete (SP - Paraíba do Sul), foram recuperados 20,87 hectares distribuídos entre duas propriedades: o Sítio Zeca Ferreira (11,21 ha restaurados) e a Chácara São Miguel (9,66 ha restaurados). As áreas, classificadas como prioridade "Alta" para restauração pelo mapa estadual, abrigam nascentes e cursos d’água antes dominados por pastagens de braquiária.

A metodologia de implantação combinou isolamento com 5.400 m de cercas, plantio de 34.773 mudas nativas, técnicas de retenção hídrica (hidrogel) e controle rigoroso de formigas e espécies invasoras.

Projeto Piracicaba VII: Reflorestamento em área cítrica

Na Fazenda Redenção (Piracicaba, UGRHI 5), outros 19,54 hectares foram recuperados em área de cultivo de laranja, região com apenas 17,2% de cobertura florestal remanescente, segundo o ultimo inventário florestal do Estado de São Paulo (2022) e a Resolução SEMIL 2/24. O projeto destacou-se pelo controle de espécies exóticas invasoras (como uva-japonesa e leucena), manejo inovador de cipós e plantio de aproximadamente 32.500 mudas nativas em densidade de 1.667 por hectare.

Impacto ambiental mensurável

O projeto de Piquete seguiu os rigorosos critérios da Resolução SMA 32/2014, com monitoramento baseado em indicadores como:

• Cobertura do solo com vegetação nativa (>80%)

• Densidade de regenerantes (>3.000 indivíduos/ha)

• Número de espécies nativas (>30)

Os resultados visíveis nas fotos recentes validam o modelo técnico, que incluiu manutenção por 2-3 anos com adubação de cobertura, replantio e controle de competição. Já o Piracicaba VII será monitorado pela Resolução em novembro deste ano, quando completará 3 anos.

Tag(s):

Piquete
piracicaba
Programa Nascentes