As obras Renner que estão restaurando a Mata Atlântica

As obras Renner que estão restaurando a Mata Atlântica

Categoria(s): Arquivo, Carbon Free

Publicado em 11/09/2019

Toda atividade humana emite, direta ou indiretamente, gases que contribuem para o aquecimento global. Deixamos pegadas de carbono em coisas que nem vemos. Por exemplo: quando você pensa nas emissões de uma empresa, a construção de uma loja entra na conta?

Pois a construção civil tem uma parcela relevante nas emissões de gases do efeito estufa. Além do uso de eletricidade, a fabricação de aço e cimento usadas nas obras são atividades de alta geração de carbono.

Empresas antenadas nessa realidade já começaram um movimento de transição para uma economia de baixo carbono, transformando impactos negativos em positivos. É o que o projeto de compensação das obras Lojas Renner com o programa Carbon Free vem fazendo.

As emissões relacionadas à construção e reforma de todas as lojas Renner, Camicado e Youcom de 2018 foram compensadas com o plantio de floresta na Serra da Mantiqueira. Foram 101 obras, que agora possibilitam a restauração de 260 mil metros quadrados de Mata Atlântica, um dos biomas mais degradados do Brasil.

E vai além: a floresta não vai apenas capturar carbono. Vai crescer numa região que concentra mananciais que depois abastecem as grandes metrópoles do Sudeste com água e geração de energia. Vão proteger o solo, melhorar a qualidade do ar e fornecer uma infraestrutura verde que beneficia todo o seu entorno.

Isso é mais do que uma ação de conformidade. É tomar a dianteira e se tornar parte da solução diante desse desafio que atinge a todos: garantir a longevidade e a sustentabilidade da vida na terra.

No vídeo abaixo, um pouco mais sobre o que motivou a execução deste projeto, como e por quem ele é feito. E, claro, uma espiada no fragmento de floresta que está se formando.

 

Tag(s):

carbon free
renner
restauração florestal