Arquivo
Com relação à solicitação de aprovação de aplicação de marca, referente ao Item 2: Inserção Marca Petrobras, Selo Programa Petrobras Ambiental e Marca Governo Federal em folder.
Já pensou em como empresas, eventos ou pessoas compensam as suas emissões de carbono? Existe um projeto especialmente desenvolvido que faz o sequestro de carbono e, ao mesmo tempo, colabora com a preservação ambiental do Brasil e agrega valor à marca de quem participa do Programa Carbon Free.
O projeto Plantando Águas, elaborado pela ONG Iniciativa Verde em parceria com cerca de 20 instituições e patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, tem como objetivo apoiar a adequação de propriedades rurais do Estado de São Paulo de acordo com o que estabelece o novo Código Florestal para, ao mesmo tempo, proteger e preservar as águas superficiais e subterrâneas. Assim, toda a sociedade se beneficia com água mais limpa e abundante.
O CEA é um espaço dedicado a atividades de educação ambiental para crianças e adultos. Lá os visitantes têm a oportunidade de aprender na teoria e na prática questões sobre sustentabilidade, vivenciando a importância da conservação e do uso sustentável dos recursos naturais e da relação entre a cidade e o campo.
Agora está mais fácil resolver a falta de saneamento na zona rural, um problema que afeta a maioria da população do campo e traz sérios riscos à saúde. Muitas doenças como diarreia, hepatite, dentre outras são transmitidas pela água contaminada.
O Jardim Filtrante é uma tecnologia complementar ao saneamento básico na área rural, que já inclui a Fossa Séptica Biodigestora e o Clorador Embrapa. O Jardim Filtrante é uma alternativa para dar destino adequado ao esgoto proveniente de pias, tanques e chuveiros, ricos em sabões e detergentes.
A Iniciativa Verde é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como missão contribuir para a construção de um novo tempo baseado em uma economia de baixo carbono e na redução dos impactos ambientais causados pelas atividades humanas.
As perguntas e respostas descritas neste documento buscam esclarecer, de forma clara e objetiva, os principais questionamentos recebidos pela nossa equipe em diversas apresentações e dias de campo ocorridos em todo o Brasil, bem como no nosso Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).
Papo-Cabeça é uma tentativa de levar para dentro da escola os resultados obtidos em Ciência e Tecnologia, de uma forma simples e descontraída, mas ciente do seu papel de atuar como agente de transformação social junto a uma classe com reduzido acesso à informação científica.
Esta publicação faz parte do projeto Plantando Águas, realizado pela ONG Iniciativa Verde em parceria com cerca de 20 instituições e patrocinado pela Petrobras. Esta primeira edição, de fevereiro de 2014, reúne matérias, entrevistas, artigos e dicas de livros sobre saneamento, reflorestamento e monitoramento da água.
Nos últimos anos, com o aumento da atividade humana em todo o mundo, os impactos ambientais como a poluição, o uso intensivo dos recursos naturais e a destruição da biodiversidade têm aumentado. As mudanças do clima, que podem afetar a todos, são um exemplo da consequência desses impactos ambientais.
Baixe gratuitamente o livreto que explica como as mudanças climáticas podem afetar o nosso cotidiano, decorrente do projeto Adaptação às Mudanças Climáticas no Litoral Sul de SP. A publicação, feita em parceria com o Instituto HSBC Solidariedade, explica o que são essas mudanças, o que é Efeito Estufa, o que pode acontecer com o clima do planeta, como podemos evitar o aquecimento global.
Este documento traz uma síntese das atividades e dos encaminhamentos do "Encontro Mudanças Climáticas e o Litoral Sul de São Paulo", realizado em Iguape (SP) entre os dias 2 e 3 de abril de 2014. O evento faz parte Projeto Mudanças Climáticas e o Futuro das Comunidades do Litoral Sul Paulista desenvolvido pela Iniciativa Verde, com a parceria do Instituto HSBC Solidariedade.
Se você mora no campo, vai um alerta: cuidado com a água da mina, nem sempre está em condição ideal para ser utilizada. Muitas vezes, ela pode estar contaminada por fezes humanas ou de animais. O consumo de água contaminada pode provocar doenças como hepatite, diarreia, tifo e giardíase, que causam sérios danos à saúde e, inclusive, podem levar à morte.
Este é o resultado de um trabalho de quase uma década e que envolveu a presença e efetiva participação de diversos profissionais. A Iniciativa Verde nasceu de uma grande ideia, mas também do esforço e dedicação de colaboradores e parceiros. Quando da época da fundação, em 2005, o mundo começava a entender melhor o que era efeito estufa e mudanças climáticas.
Esta publicação explica os princípios básicos da agroecologia para que quem esteja interessado aplique em sua propriedade. Com a cartilha do projeto Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras, a Iniciativa Verde em parceria com o Instituto Terra Viva Brasil de Agroecologia espera contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, auxiliar os agricultores nessa adequação e inserir a Agroecologia e os Sistemas Agroflorestais nas propriedades rurais.
Esta publicação faz parte do projeto Plantando Águas, realizado pela ONG Iniciativa Verde em parceria com cerca de 20 instituições e patrocinado pela Petrobras. Esta segunda edição, de março de 2015, reúne matérias, entrevistas, artigos e dicas de livros sobre, por exemplo, produção orgânica, a crise hídrica que atingiu o Sudeste e o novo centro de educação ambiental.
A Iniciativa Verde, por meio do projeto Adaptação às Mudanças Climáticas no Litoral Sul de São Paulo em parceria com o Instituto HSBC Solidariedade, traduz pela primeira vez para o português o 5º Relatório de Avaliação do Clima do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). A versão foi autorizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), responsável pelo IPCC.
Por meio do projeto Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras, a Iniciativa Verde reeditou este livreto devido ao seu sucesso e procura. Nesta atual edição, de julho de 2015, foram inclusas novas leis e atualizadas as informações relativas ao Código Florestal.
Esta cartilha de 36 páginas aborda todos os principais temas relativos à água, sua recuperação e conservação com uma linguagem simples e didática. Por meio dela, publicada pelo projeto Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras, os interessados em cuidar do recurso natural aprendem a fazer o monitoramento da água, a instalar tecnologias socioambientais, entendem como funciona o ciclo da água e a proveniência da que consumimos.
Esta publicação faz parte do projeto Plantando Águas, realizado pela ONG Iniciativa Verde em parceria com cerca de 20 instituições e patrocinado pela Petrobras. Nesta edição, de julho de 2015, há um passo-a-passo de como fazer uma cisterna, entrevista exclusiva com a coordenadora da Aliança pela Água Marussia Whately, matéria especial detalhando tudo o que foi feito durante os dois anos do projeto, entre outros. Leia na íntegra.
A água usada para consumo pelos proprietários rurais das regiões participantes do Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras e realizado em parceria com cerca de 20 instituições, foi analisada por meio do projeto. O relatório resumido com os resultados pode ser baixado por meio do link abaixo. Os detalhes do monitoramento podem ser solicitados para a Iniciativa Verde.
Em dezembro de 2016, a Iniciativa Verde publicou o relatório de atividades referente ao ano. O documento resume em 16 páginas: quanto a organização captou e onde investiu (transparência financeira); onde plantou mais de um milhão e meio de árvores nativas; o recebimento do Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2016; quais eventos organizou; o aumento das doações de pessoas físicas; o inventário de Extrema; os resultados dos programas e projetos que criou e participa. Baixe o documento. E obrigada por fazer parte desta história!
O município de Extrema, Minas Gerais, contratou a Iniciativa Verde para fazer o seu inventário de gases de Efeito Estufa. Agora que os administradores de Extrema descobriram quais áreas emitem mais gases responsáveis pelo aquecimento global, podem diminuir ainda mais seu impacto ambiental. Baixe para ver o resultado.
O Programa Nascentes, do Governo do Estado de São Paulo, tem como objetivo recuperar a vegetação nativa combinando diversas ações. Uma delas por meio do financiamento via empresas que precisam cumprir Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRAs). A Iniciativa Verde foi uma das primeiras organizações a propor projetos de recomposição florestal especialmente para esta finalidade. Tem dúvidas sobre como participar? Baixe o nosso e-book e entre em contato.
O folheto resume a segunda fase do projeto Plantando Águas, da Iniciativa Verde, patrocinado pela Petrobras. Ele acontece de 2018 a 2019, e seu objetivo é promover a adequação ambiental de imóveis rurais do interior do estado de São Paulo.
Esta cartilha é uma uma publicação do projeto Plantando Águas, da ong Iniciativa Verde e patrocinado pela Petrobras. Reúne informações resumidas sobre todas as ações e tecnologias que serão implantadas pelo projeto: fossa séptica biodigestora, jardim filtrante, clorador, monitoramento da qualidade da água e cisterna, na parte de saneamento; Código Florestal (CAR e PRA) e recomposição florestal na parte de legislação e adequação ambiental; e agroecologia, produção orgânica e sistemas agroflorestais na parte de desenvolvimento sustentável.
A revista Iniciativa é uma publicação do projeto Plantando Águas, da ONG Iniciativa Verde e patrocinado pela Petrobras. Essa edição de abril de 2018 marca a nova fase do projeto, com matérias sobre as metas e áreas de atuação, em especial as Unidades de Conservação do Mosaico do Jacupiranga; grupos de mulheres agricultoras; a palmeira Juçara; os programas Nascentes e Carbon Free Amazônia; e o projeto da pegada hídrica de Extrema-MG. Traz ainda uma entrevista exclusiva com Tasso Azevedo, coordenador do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases do Efeito Estufa, um artigo sobre restauração ecológica assinado por Giselda Durigan, pesquisadora do Instituto Florestal de SP, e outro sobre o Código Florestal, escrito por Roberto Resende, presidente da Iniciativa Verde.
O Kauê é um morceguinho que ama comer os frutos da árvore guanandi e espalhar suas sementes por aí. Ele vive num pedaço de Mata Atlântica vizinha de um sítio que começou inimigo da natureza, mas foi vendo que isso não era necessário. Por este "Passeio no Campo", conheça a importância da mata ciliar, de onde vem a água consumida pelas pessoas, sistemas e tecnologias sociais de saneamento, como é feita a restauração florestal e o que é uma agrofloresta. Publicação do projeto Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras.
A edição de agosto de 2018 da revista Iniciativa conta, na matéria de capa, como a ONG conseguiu chegar no marco de 2 milhões de árvores plantadas. Em entrevista, Gerd Sparovek, professor e pesquisador da Esalq-USP, explica como instrumentalizar o Código Florestal para a restauração ecológica, e Roberta Del Guidice, do Observatório do Código Florestal, alerta para a urgência de implantar esta lei. A revista traz ainda os resultados do Plantando Águas nesses oito meses de projeto; um artigo de Aline Zaffani sobre uma tecnologia social que está sendo utilizada no Vale do Ribeira (a fossa séptica econômica); a história do assentamento Bela Vista do Chibarro, e mais! Esta é uma das publicações do Plantando Águas, projeto patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
A terceira edição da revista do projeto Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Sociambiental e lançada em dezembro de 2018. Traz uma entrevista com o médico patologista Paulo Saldiva, que fala sobre os benefícios para a saúde de conviver com áreas verdes; matérias sobre as atividades de educação ambiental na Escola da Floresta, sobre os sistemas agroflorestais do projeto, as fossas implantadas no Vale do Ribeira, o projeto de pegada hídrica da produção de jeans, os assentamentos de Iperó, como fazer compostagem com piolho-de-cobra, além de um artigo sobre o lixo no planeta, entre outros conteúdos.
O Manual para Pequenos Viveiros Florestais do projeto Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Sociambiental e lançado em dezembro de 2018, traz diversas orientações sobre a construção e manutenção de um viveiro florestal.
O manual de Resíduos Sólidos na Zona Rural do projeto Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Sociambiental e lançado em dezembro de 2018, traz diversas orientações sobre a destinação correta de rejeitos em áreas rurais.
Esta é a quarta edição da revista do projeto Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Sociambiental e lançada em abril de 2019. Levando em consideração o Dia Internacional da Mulher e o Dia Mundial da Água, 8 e 22 de março respectivamente, a publicação traz como tema central a água e busca dar mais voz à mulheres. A revista mostra os primeiros resultados das análises de qualidade da água em áreas impactadas pelo Plantando Água. O Como Fazer apresenta uma técnica de proteção de nascentes. Falamos como foram as comemorações dos dias da água e da terra que fizemos junto a ETEC de Piedade-SP. E a entrevistada da vez foi a Malu Ribeiro, especialista em recursos hídricos da SOS Mata Atlântica. Você ainda confere curiosidades sobre as belíssimas araucárias, descobre como uma senhora criou um Colhe e Pague de caquis no interior de São Paulo e acompanha novas experiências de plantio da Iniciativa Verde!
Manual de tecnologia social de baixo custo para tratamento de esgoto doméstico. A publicação mostra quais são os materiais necessários, como o sistema funciona e cuidados de manutenção.
A quinta edição da revista Iniciativa marca o fim de mais uma etapa do projeto Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Se chegamos onde chegamos foi com o apoio de muita gente e instituições, por isso esta edição traz agradecimentos e reflexões sobre tudo que foi conquistado e aprendido.
O livreto traz informações sobre as principais espécies utilizadas na restauração de áreas no interior do Parque Estadual do Rio Turvo, em Cajati (SP), no bioma Mata Atlântica. Um documento especialmente útil para coletores de sementes identificarem com quais espécies estão lidando. A publicação conta com o apoio da Iniciativa Caminhos da Semente, uma rede de organizações que tem como objetivo dar escala a restauração florestal por meio do plantio direto de sementes no Brasil.