Quem Somos

A Iniciativa Verde é uma organização do terceiro setor que desde 2005 busca contribuir para a melhoria de serviços ambientais como biodiversidade, água e qualidade do ar. Com isso, auxilia na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas causadas pelas atividades humanas, por meio de projetos próprios de recomposição florestal e em parceria com outras instituições. Acredita na importância da consistência e da atualização científica, direcionando seu trabalho para a geração, difusão de conhecimento e também ao apoio à formulação, implementação e fomento de políticas públicas que sejam capazes de garantir a conservação dos ecossistemas naturais, o bem-estar e a melhoria das condições das comunidades rurais, sempre aliados a conservação do meio ambiente. Seu programa de criação, o Carbon Free, foi pioneiro no Brasil ao oferecer um projeto de compensação voluntária de gases do efeito estufa por meio de restauração florestal, trabalhando principalmente em prol do reflorestamento da Mata Atlântica. De lá pra cá, a instituição cresceu em prestígio e alcance, incorporando outras linhas de atuação para melhor promover o desenvolvimento rural sustentável. Foi uma das primeiras e segue como uma das principais instituições executoras do Programa Nascentes, do Governo do Estado de São Paulo. Entre projetos de compensação obrigatória e seus programas de apoio à restauração voluntários, a instituição acumula mais de 2,5 milhões de árvores plantadas, na Mata Atlântica e na Amazônia - esta em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). Seu projeto Plantando Águas, certificado como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil em 2019, ficou em segundo lugar no prêmio da mesma, na categoria meio ambiente. Já beneficiou mais de 430 famílias no interior do estado de São Paulo, em assentamentos rurais, unidades de conservação e pequenas propriedades agrícolas, com ações de saneamento, recuperação florestal, sistemas agroflorestais e educação ambiental. Foram instalados mais de 370 sistemas de saneamento nos imóveis, como fossas biodigestoras e jardins filtrantes. O Plantando Águas foi premiado também pelo Premios Latinoamérica Verde, Prêmio Von Martius de Sustentabilidade e pelo Energy Globe Awards. Atualmente a Iniciativa Verde tem uma equipe fixa de aproximadamente 20 pessoas, uma parte que trabalha em campo e outra na sede da instituição, em São Paulo. Desde o anúncio da pandemia do novo coronavírus, a equipe tem trabalhado de casa e o trabalho de campo é feito seguindo as recomendações de distanciamento e proteção. Os profissionais contratados são das áreas de engenharia agronômica, gestão ambiental, biologia, jornalismo, administração, geografia e técnico agrícola. Os projetos da ONG são todos desenvolvidos em parceria com outras instituições do terceiro setor, instituições de ensino e pesquisa, governos locais e empresas, a fim de fortalecer a sustentabilidade e continuidade das ações.

Linha do Tempo

  • 2005
  • 2005
  • 2007
  • 2008
  • 2010
  • 2011
  • 2012
  • 2013
  • 2014
  • 2015
  • 2016
  • 2017
  • 2018
  • 2019
  • 2020

Durante a COP de Montreal, em novembro daquele ano, é lançada a Iniciativa Verde, com o nome em inglês “The Green Initiative”.

Criação do Programa Carbon Free, pioneiro no Brasil ao promover a compensação voluntária de carbono por meio da restauração florestal.

Criação do Programa Amigo da Floresta, que permite o apoio direto à recomposição da Mata Atlântica através do plantio voluntário de árvores.

Desenvolvimento Carbono Seguro, um projeto piloto de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) financiado pela Caixa Seguros. Proprietários rurais inseridos na Mata Atlântica foram remunerados pela preservação e conservação de fragmentos florestais em seus imóveis. Participação na COP 14, na Polônia.

Recorde de árvores plantadas pelo Carbon Free e consolidação do mesmo como um dos principais programas de compensação de carbono do Brasil.

Lançamento de projeto com o Fundo Itaú Ecomudança, uma ação pioneira de plantio de agrofloresta no Assentamento 23 de Maio, no município de Itapetininga (SP), e de projeto com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), chamado "Agricultura Legal - Produzindo sustentabilidade em Piedade.

Novos projetos: Iniciativa BNDES Mata Atlântica, para a recuperação de 425 hectares de floresta em 120 propriedades rurais do interior de São Paulo e Paraná, e “Adaptação às mudanças climáticas no litoral sul de São Paulo”, com o Instituto HSBC Solidariedade.

Primeiro ano do Plantando Águas, programa de adequação ambiental visando a proteção dos recursos hídricos.

Iniciativa atinge o marco de 1 milhão de árvores plantadas; é uma das primeiras instituições a participarem do recém-lançado Programa Nascentes, do governo do Estado do São Paulo; é lançada a campanha "Eu Sou Carbon Free", com o apoio de personalidades como a atriz Bruna Lombardi, os jornalistas Heródoto Barreto e Paulina Chamorro e o fotógrafo Tuca Reines.

Atualização da Calculadora de Carbono do site da Iniciativa Verde; inauguração do Centro de Educação Ambiental em São Carlos, construído com recursos do Plantando Águas; a Iniciativa Verde traduz pela primeira vez em português o “Sumário para tomadores de decisão do 5º Relatório de Avaliação do IPCC, Grupo de Trabalho II – Impactos, Avaliação e Vulnerabilidade” do 5º Relatório de Avaliação do Clima do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), numa versão foi autorizada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Plantando Águas leva o primeiro lugar na categoria Tecnologia no prêmio Von Martius de Sustentabilidade; campanha de restauração no Sistema Cantareira arrecada o suficiente para plantar mais de 500 árvores em área que abastece o sistema; Iniciativa integra o coletivo Observatório do Clima.

Entrada no Plano Conservador da Mantiqueira; realização do inventário do município de Extrema; o programa Carbon Free vai para Amazônia; Plantando Águas leva o segundo lugar na categoria Água do internacional Prêmio Latinoamerica Verde.

Nova fase de patrocínio Plantando Águas por meio do Programa Petrobras Socioambiental; 2 milhões de árvores plantas; lançamento do projeto de pegada hídrica na produção de jeans da Vicunha, em parceria com o Portal Ecoera e a H2O Company.

Plantando Águas é premiado pelo Energy Globe Awards e leva o segundo lugar na categoria Meio Ambiente do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social; projeto firmado com a One Tree Planted complementa recursos para a restauração florestal; Iniciativa faz seu primeiro teste de semeadura direta (muvuca de sementes); participação na Climate Week, em Salvador, e na Conferência do Clima em Madrid (COP25).

Implementação de sistema de financiamento misto para os projetos de restauração e captação de recursos no exterior, com parcerias com a Swiss-Re, Ecosia e The Rainforest Company.

Equipe

Conselho Consultivo

Conselho Fiscal

  • Gustavo Ribeiro Engenheiro
  • Magno Botelho Castelo Branco Biólogo
  • Reinaldo Canto Jornalista

Reconhecimentos

Prêmios e certificações recebidos pela Iniciativa Verde e seus projetos.

Redes

Redes de ONGs, instituições de ensino, governos locais e outras instituições das quais a Iniciativa Verde é membro.

Parceiros

  • 629 Hectares Reflorestados
  • 109.644 Toneladas de CO² compensados
  • 874 Empresas