Novas parcerias abrem possibilidades de atuação no Paraná

Novas parcerias abrem possibilidades de atuação no Paraná

Categoria(s): Carbon Free

Publicado em 03/02/2022

A Iniciativa Verde firma parceria com Fundação Grupo Boticário para restauração florestal no Paraná. Sob a bandeira do Movimento Viva Água, que tem como objetivo melhorar a qualidade e disponibilidade hídrica da Bacia do Rio Miringuava, região metropolitana de Curitiba, estuda-se restaurar uma área de 10 hectares de Mata Atlântica.

Prospecção de áreas para restauração florestal

O projeto está em fase de prospecção de pequenos agricultores que queiram inscrever suas áreas, especialmente áreas de preservação permanente (APP), para a implantação de projetos de restauração florestal e de adequação ambiental de suas propriedades. Quem faz este trabalho de campo é a ONG Sociedade Chauá. Já foram realizados dois eventos para apresentação da iniciativa e esclarecimento de dúvidas de possíveis interessados, além de diversas visitas à proprietários interessados. 

Após a adesão dos agricultores e mapeamento das áreas, a Iniciativa Verde deve articular um segundo parceiro para implantação dos restauros florestais. Parte dos recursos financeiros para a restauração deste projeto será proveniente das compensações de carbono de clientes do Programa Carbon Free. 

Pensado pela Fundação Grupo Boticário, o Movimento Viva Água tem como característica justamente esta articulação entre empresas, consumidores, representantes do setor público e da sociedade civil, comunidade local, entre outros.

Evento com proprietários rurais da região para apresentação e esclarecimento de dúvidas sobre o projeto

“A Iniciativa Verde contribui com o projeto da Bacia do Miringuava compartilhando a expertise de captação de recursos financeiros dentro do programa de compensação de gás carbônico, e com a bagagem técnica para desenvolvimento de projetos de restauração ecológica”, detalha Samuel Cortez, analista ambiental da organização.

Com 161,3 km² de extensão, a Bacia do Rio Miringuava é foco do Movimento Viva Água nos próximos 10 anos. O corpo hídrico é a principal fonte de abastecimento do município de São José dos Pinhais e atende parte de Curitiba e Região Metropolitana.

Em 2020, a estiagem histórica registrada na capital paranaense e áreas no entorno evidenciou os efeitos da crise climática global. O que torna projetos de melhoria e proteção de recursos hídricos com Soluções baseadas na Natureza (SbN)  uma necessidade para qualidade de vida e desenvolvimentos econômico da região. 

Tag(s):

miringuava
boticario
carbon free
parana