Agricultores do Plantando Águas participam de 8º Seminário Frutos da Mata Atlântica

Agricultores do Plantando Águas participam de 8º Seminário Frutos da Mata Atlântica

Categoria(s): Arquivo, Plantando Águas

Publicado em 01/11/2019

Agricultores familiares que participam do projeto Plantando Águas, da Iniciativa Verde, estiveram no 8º Seminário Frutos da Mata Atlântica - o sabor da biodiversidade, que aconteceu em Registro-SP, no dia 23 de outubro. O grupo assistiu a palestras e vendeu mudas de espécies nativas, produzidas a partir de sementes coletadas ou trocadas pelos próprios agricultores, que moram próximos à área de maior remanescente contínuo de Mata Atlântica, no Vale do Ribeira.

O objetivo do evento é estimular o cultivo de frutos da Mata Atlântica, nutritivos, muitos conhecidos pela população, mas ainda pouco comercializados. Uma das exceções é o cambuci, ressaltam os realizadores, que está conseguindo abrir o mercado. Outro exemplo é a polpa de fruta de juçara, que pode ser consumida como suco, sorvete, geleia, bolos, e mais. A organização do evento defende aberturas na legislação que permitam a coleta e comercialização de outros frutos,  e ser utilizados na recuperação de áreas de reserva legal e de preservação permanente (APP), conferindo-lhes retorno econômico a essas áreas.

Roberto Resende, presidente da Iniciativa Verde, falou justamente do repovoamento da palmeira juçara em projetos de restauração florestal. Sobre o evento, Resende destaca sua importância. "Ele tem a marca de ser feito por uma união de muitas pessoas, de diferentes organizações da sociedade civil, do governo, pesquisadores e principalmente de agricultores. E também por cauda de seu objetivo principal, promover o uso da floresta, de forma sustentável, unindo as questões ambiental, social e econômica", declara.

Outros representantes de ONGs, instituições de ensino e governo abordaram em suas palestras a produção de frutas nativas, plantas medicinais, aspectos nutricionais dos frutos e normas e legislação vigentes sobre o cultivo das espécies. Todas as apresentações estão disponíveis no site da Iniciativa Verde, no link www.iniciativaverde.org.br/VIII-Seminario-Frutos-da-Mata-Atlantica.

 

O Plantando Águas atua em diversas comunidades de Barra do Turvo e Cajati, na região do Vale do Ribeira, com ações de saneamento rural, implantação de sistemas agroflorestais e educação ambiental. É realizado pela Iniciativa Verde e tem patrocínio da Petrobras, pro meio do Programa Petrobras Socioambiental, e da Mosaic Fertilizante, por meio do Edital Águas.

Tag(s):

mata atlântica
frutas
evento
seminário
plantando águas