Forte participação da Iniciativa Verde contribui para a consolidação do Programa Nascentes

Forte participação da Iniciativa Verde contribui para a consolidação do Programa Nascentes

Categoria(s): Arquivo, Programa Nascentes

Publicado em 19/03/2018

Desde o início da implantação do Programa Nascentes, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo no ano de 2014, a Iniciativa Verde, organização da sociedade civil especializada em projetos de recomposição florestal, tem participado com bastante relevância para o sucesso do programa.

Até o momento a organização cadastrou 496,49 hectares em 11 projetos dos quais 263,4 hectares estão em processo de implantação e 176 hectares se encontram em processo de negociação. No total, são 46 financiadores dos projetos de restauração de florestas com mata nativa.

Um dos maiores méritos dos projetos cadastrados pela ONG está na capacidade de atender de grandes empresas, até a necessidade de pequenas propriedades e mesmo em assentamentos e Unidades de Conservação. Outro ponto de destaque é o fato de os projetos da organização trabalharem com parcerias locais como prefeituras, comunidades, agricultores, outras ONGs, viveiros e fornecedores locais, contribuindo dessa forma para geração de renda e incrementando a economia das respectivas regiões.

As ações mais relevantes têm ocorrido na recuperação de rios e nascentes que servem de recarga para o Sistema Cantareira que abastece mais de 7,4 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo em cidades do interior do estado como Joanópolis (4 projetos abrangendo 13 imóveis).

Prontos para fazer ainda mais
E o trabalho segue a todo vapor. Novas áreas já foram cadastradas e todas de grande relevância para preservar e recuperar fontes de água no estado. Hoje são ao menos 230 hectares cadastrados pela Iniciativa Verde disponíveis na prateleira do Programa Nascentes e prontos para contratação. As áreas são de alta e muito alta prioridade para restauração florestal. Também já foram submetidos à aprovação 3 projetos somando mais de 100 hectares que, em breve, deverão estar no site do Programa Nascentes disponíveis para contratação.

Outra grande vantagem na contratação dos serviços da Iniciativa Verde é poder trabalhar no formato de compensação por meio da aquisição de cotas de projetos já aprovados. Isso facilita bastante aos contratantes atende de maneira mais simples os seus condicionantes ambientais, além de dinamizar o processo de restauração. A capacidade, rapidez e credibilidade da Iniciativa Verde são fundamentais para que os financiadores sintam-se seguros em contratar esses serviços.

Sobre o Programa Nascentes
O Programa Nascentes alia a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade por meio de uma estrutura institucional inovadora. O programa de governo, que envolve 12 secretarias de estado, otimiza e direciona investimentos públicos e privados para cumprimento de obrigações legais, para compensação de emissões de carbono ou redução da pegada hídrica, ou ainda para implantação de projetos de restauração voluntários. O programa une especialistas em restauração, empreendedores com obrigações de recuperação a serem cumpridas e possuidores de áreas com necessidade de recomposição da vegetação nativa.

Tag(s):